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São Jerônimo, RS, 23/11/2024

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Mais um trabalho de alunos do IFSul Charqueadas recebe prêmio internacional

Trabalho dos alunos Gustavo dos Santos Machado e Natália Carvalho Bratkowski foi premiado com a medalha de bronze na Infomatrix, no México

Arquivo Pessoal
Mais um trabalho de alunos do IFSul Charqueadas recebe prêmio internacional Gustavo Machado e o professor Carlos Sarmanho Junior apresentaram o trabalho no México
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Esta semana, mais um trabalho de pesquisa desenvolvido por alunos do IFSul
Câmpus Charqueadas recebeu premiação internacional. Participando a XIII Infomatrix
Latino América 2019, realizada de 31/03 a 03/04, no México, o estudante Gustavo
dos Santos Machado, orientado pelo professor Carlos Arthur Carvalho Sarmanho
Junior, recebeu a medalha de bronze pelo projeto “P.H.A.R.A.O. – Protótipo de
Hardware Aberto para Reconhecimento e Ação com Objetos”. O credenciamento para
a Infomatrix Latino América foi obtido com a participação na
Infomatrix Brasil, realizada em outubro do ano passado, na cidade
de Araranguá, em Santa Catarina.


A medalhe de bronze na Infomatrix Latino América é o segundo prêmio
internacional recebido por alunos do IFSul nos últimos 15 dias. Na semana
passada,
Gabriel Zanatto Salami, formado no Curso Superior em
Tecnologia de Sistemas para Internet (TSI), apresentou seu trabalho de conclusão
na
IFEST² - The International Festival on Engineering, Science and Technology, realizada na cidade de Monastir, na Tunísia.
Ele conquistou a medalha de prata com o trabalho “
S-trat: tratamentos de saúde”, que teve orientação do
professor Calebe Micael,




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O TRABALHO PREMIADO




Apresentado na Mocitec no ano passado, o “P.H.A.R.A.O.” foi desenvolvido por Gustavo dos
Santos Machado e pela colega
Natália
Carvalho Bratkowski. O projeto trata da transposição de um robô educacional a
um protótipo de Veículo Automaticamente Guiado (AGV). A intenção é implementar
um AGV de pequeno porte que atue em âmbito acadêmico, operando em ações de
logísticas em uma instituição federal. Para verificar necessidades do projeto, foram
realizadas pesquisas bibliográficas e ações experimentais, buscando identificar
características comuns entre um robô educacional e um robô industrial, como
seguir linhas, contornar obstáculos e transportar cargas.




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