Instituições federais alcançam os melhores resultados em avaliação do Inep
Os resultados colocam instituições como o IFSul entre as que tiveram melhor desempenho
Destaque
nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as
instituições federais, como o IFSul, alcançaram médias superiores de
aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio, quando
comparadas com escolas privadas e da rede estadual. A pesquisa, divulgada na
semana passada, tem como base resultados compilados em todo o Brasil, no ano de
2017, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep). Mais de 5,4 milhões de estudantes de 70 mil escolas
participaram do Saeb, que também avaliou o ensino fundamental no país.
No
Rio Grande do Sul, os institutos federais alcançaram média de 332,82 em Língua
Portuguesa e 371,67 em Matemática, enquanto na rede privada as médias foram de
320,43 e 337,23, respectivamente. Já na rede estadual, as médias foram de
270,64 e 272,38.
Em
relação aos parâmetros de desempenho estabelecidos pelo Inep, mais de 55% dos
estudantes do 3º ano do ensino médio de instituições federais do Rio Grande do
Sul alcançaram o nível mais avançado de proficiência em matemática e cerca de
22% atingiram este nível em Língua Portuguesa. Na rede privada, os números são
de 25,49% e 7,94%, respectivamente, enquanto na rede estadual os percentuais
são de 1,69% e de 0,8%.
Ensino
público gratuito e de qualidade
Público
e gratuito, o IFSul é uma das três instituições gaúchas pertencentes à Rede
Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta com
outras 38 instituições em todo o país. No estado, o IFSul é formado por 14
câmpus presentes em 13 cidades, incluindo Charqueadas. Na instituição são oferecidos
cursos gratuitos em diferentes níveis e modalidades de ensino, desde a educação
básica e tecnológica até o ensino superior.
A
avaliação
O
Saeb é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo
Inep. A avaliação oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o
aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos
níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por
meio testes e questionários, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados
pelo conjunto de estudantes avaliados.
A
edição de 2017 do Saeb foi a primeira a avaliar os concluintes do ensino médio
da rede pública de forma censitária. Também foi inédita a participação
voluntária das escolas privadas com oferta da 3ª série do Ensino Médio por meio
de adesão. Mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do Ensino
Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio, de mais de 70 mil escolas foram
avaliados com testes de Língua Portuguesa e Matemática. Também foram aplicados questionários
para diretores, professores e estudantes.
COMENTÁRIOS