Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,27/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Dono da Novamed e EMS compra o laboratório Multilab

O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o valor da transação não foi divulgado

Banco de Dados
Dono da Novamed e EMS compra o laboratório Multilab Transação envolvendo o laboratório de São Jerônimo foi fechada ontem
Publicidade

O grupo brasileiro NC, dono da Novamed e da farmacêutica EMS, assinou na noite de quarta-feira, 21, acordo para a compra do laboratório Multilab, localizado em são Jerônimo, que pertence à japonesa Takeda. O complexo industrial tem 18 mil metros quadrados e emprega 550 pessoas.

Publicidade

O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o valor da transação não foi divulgado.


Em comunicado disponível em seu site, o grupo NC, da família Sanchez, informa que, após o aval do órgão antitruste, assumirá o controle acionário do laboratório Multilab e será responsável pela unidade fabril e por todo o portfólio de medicamentos da empresa.


No documento, o presidente do grupo NC, Carlos Sanchez, diz que a aquisição faz parte de sua estratégia de expansão. "Os números positivos que temos obtido com nosso desempenho em diferentes áreas nos permitem ampliar nossa atuação e manter constantes investimentos no país, especialmente no setor farmacêutico", afirma.


Para a Takeda, a venda do laboratório, que atua principalmente em genéricos e similares, ajustará o foco da operação brasileira nas áreas consideradas estratégicas: gastroenterologia, oncologia, medicamentos isentos de prescrição e medicina geral. "Essa operação permitirá à Takeda [...] focar seus esforços no lançamento de produtos inovadores de pesquisa e desenvolvimento", diz, no comunicado, a presidente da farmacêutica no Brasil, Renata Campos.


Havia ao menos dois interessados na Multilab, um deles de capital brasileiro, mas problemas regulatórios relacionados ao medicamento MultiGrip e um passivo tributário de R$ 120 milhões eram vistos como desafios à concretização da venda.


A Takeda comprou a Multilab em 2012 por R$ 540 milhões. Por sua vez, a EMS, maior farmacêutica brasileira, adquiriu no fim do ano passado o laboratório sérvio Galenika e está na disputa pela divisão de genéricos da francesa Sanofi na Europa.


Como parte da estratégia de diversificação, o grupo NC comprou, nos últimos dois anos, o complexo eólico Corredor do Senandes, em Rio Grande (RS), e o negócio de mídia do grupo RBS em Santa Catarina.


Leia também:


Grupo japonês busca comprador para o laboratório Multilab


Há dois interessados na compra da Multilab


Com informações do jornal Valor Econômico


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.