Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,29/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Acadêmicos de Medicina da Ulbra visitam a Secretaria de Saúde de Arroio dos Ratos

Atividade busca conhecer gestão e práticas médicas na atenção básica

Ulbra / São Jerônimo / Divulgação
Acadêmicos de Medicina da Ulbra visitam a Secretaria de Saúde de Arroio dos Ratos Futuros médicos conheceram a rotina da gestão de saúde do município de Arroio dos Ratos
Publicidade

Dando continuidade ao projeto de análise da estrutura de saúde dos municípios da região Carbonífera, acadêmicos da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo visitaram a Secretaria Municipal de Saúde de Arroio dos Ratos. Na oportunidade foram recebidos pela secretária da pasta, Juçara Teresinha Lopes, que apresentou sua equipe e dialogou sobre os processos de gestão. 

Publicidade

A saída de campo foi acompanhada pela coordenadora do curso, Rosângela Dornelles, e consiste em uma visita prática aos municípios para que os futuros médicos possam comparar as informações registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) com a realidade das estruturas de saúde visitadas.

—  O CNES é uma ferramenta essencial para a organização e fiscalização da rede de atenção básica. A proposta de visitação vai além da simples conferência burocrática dos dados.  Os alunos precisam reconhecer os ambientes em farão seus estágios no decorrer da graduação e ter essa vivência concreta das condições de atendimento e da infraestrutura disponível para a população — enfatiza a coordenadora.

A atividade é executada de acordo com o projeto pedagógico da disciplina Medicina em Família I, que prevê teorias em sala de aula e vivências práticas do cotidiano da área da saúde nos municípios.

Compreensão e capacitação

Os acadêmicos já fizeram visitações às Secretarias de Saúde de São Jerônimo, Butiá, Triunfo e Arroio dos Ratos. Em cada saída de campo, os futuros médicos tiveram contato com os dirigentes de Saúde de cada município e com suas equipes de trabalho, em encontros em que puderam colher informações detalhadas sobre os serviços oferecidos e os desafios enfrentados na área da saúde pública.

Segundo a coordenadora Rosângela, o objetivo destas atividades são proporcionar uma compreensão mais ampla da realidade da atenção básica e capacitar os acadêmicos para lidar com as questões administrativas e práticas que envolvem a gestão da saúde pública. 

— Esse tipo de trabalho é essencial para que eles se familiarizem com o processo de avaliação e organização dos serviços de saúde, além de desenvolverem uma visão crítica sobre a gestão e o atendimento à população – conclui Rosângela.

O trabalho de campo permitirá que os acadêmicos identifiquem possíveis inconsistências entre os dados do CNES e a realidade das unidades de saúde, além de contribuir para o aprimoramento do sistema de saúde municipal. Todos os municípios serão visitados, para que as análises sejam aprofundadas e para que sejam reunidas informações que poderão subsidiar futuras melhorias nos serviços de saúde da região.

Essa iniciativa reforça o compromisso da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo em formar médicos preparados para atuar no atendimento clínico e também para compreender e contribuir para a melhoria do sistema de saúde no Brasil.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.