Acadêmicos de Medicina da Ulbra visitam a Secretaria de Saúde de Arroio dos Ratos
Atividade busca conhecer gestão e práticas médicas na atenção básica

Dando continuidade ao projeto de análise da estrutura de saúde dos municípios da região Carbonífera, acadêmicos da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo visitaram a Secretaria Municipal de Saúde de Arroio dos Ratos. Na oportunidade foram recebidos pela secretária da pasta, Juçara Teresinha Lopes, que apresentou sua equipe e dialogou sobre os processos de gestão.
A saída de campo foi acompanhada pela coordenadora do curso, Rosângela Dornelles, e consiste em uma visita prática aos municípios para que os futuros médicos possam comparar as informações registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) com a realidade das estruturas de saúde visitadas.
— O CNES é uma ferramenta essencial para a organização e fiscalização da rede de atenção básica. A proposta de visitação vai além da simples conferência burocrática dos dados. Os alunos precisam reconhecer os ambientes em farão seus estágios no decorrer da graduação e ter essa vivência concreta das condições de atendimento e da infraestrutura disponível para a população — enfatiza a coordenadora.
A atividade é executada de acordo com o projeto pedagógico da disciplina Medicina em Família I, que prevê teorias em sala de aula e vivências práticas do cotidiano da área da saúde nos municípios.
Compreensão e capacitação
Os acadêmicos já fizeram visitações às Secretarias de Saúde de São Jerônimo, Butiá, Triunfo e Arroio dos Ratos. Em cada saída de campo, os futuros médicos tiveram contato com os dirigentes de Saúde de cada município e com suas equipes de trabalho, em encontros em que puderam colher informações detalhadas sobre os serviços oferecidos e os desafios enfrentados na área da saúde pública.
Segundo a coordenadora Rosângela, o objetivo destas atividades são proporcionar uma compreensão mais ampla da realidade da atenção básica e capacitar os acadêmicos para lidar com as questões administrativas e práticas que envolvem a gestão da saúde pública.
— Esse tipo de trabalho é essencial para que eles se familiarizem com o processo de avaliação e organização dos serviços de saúde, além de desenvolverem uma visão crítica sobre a gestão e o atendimento à população – conclui Rosângela.
O trabalho de campo permitirá que os acadêmicos identifiquem possíveis inconsistências entre os dados do CNES e a realidade das unidades de saúde, além de contribuir para o aprimoramento do sistema de saúde municipal. Todos os municípios serão visitados, para que as análises sejam aprofundadas e para que sejam reunidas informações que poderão subsidiar futuras melhorias nos serviços de saúde da região.
Essa iniciativa reforça o compromisso da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo em formar médicos preparados para atuar no atendimento clínico e também para compreender e contribuir para a melhoria do sistema de saúde no Brasil.
COMENTÁRIOS