Apagão atinge diversos países da Europa, incluindo Portugal e Espanha
Causas ainda são investigadas; serviços essenciais foram afetados

Um apagão de grandes proporções atingiu nesta segunda-feira (28) Portugal, Espanha e outros países europeus, como França, Bélgica, Itália, Polônia e Finlândia. A causa da interrupção ainda está sob investigação, e não há informações precisas sobre o total de pessoas afetadas.
De acordo com o portal SIC Notícias, o blecaute começou por volta do meio-dia no horário local (7h em Brasília) e causou paralisação em diversos setores, como telecomunicações, transportes públicos e aeroportos. O fornecimento de energia ainda não foi completamente restabelecido.
Na Espanha, a operadora Red Eléctrica confirmou o problema e informou que equipes estão atuando para normalizar o serviço. Partes do metrô de Madri estão sendo evacuadas, e o trânsito na cidade ficou caótico com o desligamento dos semáforos, segundo rádios locais. A Aena, empresa responsável pelos aeroportos espanhóis, relatou algumas falhas operacionais, mas afirmou que geradores de emergência foram ativados. A companhia ferroviária Renfe suspendeu suas operações às 12h30min (7h30min de Brasília).
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra vagões do metrô de Madri às escuras. Até eventos esportivos foram afetados: o jogo de tênis entre Grigor Dimitrov e Jacob Fearnley, realizado em Madri, precisou ser interrompido após uma câmera ter ficado travada acima da quadra devido à queda de energia.
Em Portugal, os impactos foram amplos. A polícia confirmou que todos os semáforos do país foram afetados, e o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto. Os trens também pararam. Por segurança, a população foi orientada a evitar deslocamentos não essenciais. “Priorize a direção segura: sua calma salva vidas”, alertou a polícia portuguesa em comunicado oficial.
O governo português formou um grupo de trabalho para acompanhar a crise. Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, há indícios de que o problema se originou na rede de transporte de energia fora do território português. “Estamos focados em restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível, priorizando os serviços essenciais como aeroportos, saúde e transportes”, afirmou o ministro à agência Lusa.
O Instituto Nacional de Segurança Cibernética da Espanha também está investigando o ocorrido e não descarta nenhuma hipótese, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético, segundo o jornal El País.
Em Bilbau, passageiros do funicular que leva ao ponto turístico Monte Archanda precisaram desembarcar a pé após o veículo parar por falta de energia.
COMENTÁRIOS