Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,28/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Apagão atinge diversos países da Europa, incluindo Portugal e Espanha

Causas ainda são investigadas; serviços essenciais foram afetados

Arte / Portal de Notícias
Apagão atinge diversos países da Europa, incluindo Portugal e Espanha
Publicidade

Um apagão de grandes proporções atingiu nesta segunda-feira (28) Portugal, Espanha e outros países europeus, como França, Bélgica, Itália, Polônia e Finlândia. A causa da interrupção ainda está sob investigação, e não há informações precisas sobre o total de pessoas afetadas.

Publicidade

De acordo com o portal SIC Notícias, o blecaute começou por volta do meio-dia no horário local (7h em Brasília) e causou paralisação em diversos setores, como telecomunicações, transportes públicos e aeroportos. O fornecimento de energia ainda não foi completamente restabelecido.

Na Espanha, a operadora Red Eléctrica confirmou o problema e informou que equipes estão atuando para normalizar o serviço. Partes do metrô de Madri estão sendo evacuadas, e o trânsito na cidade ficou caótico com o desligamento dos semáforos, segundo rádios locais. A Aena, empresa responsável pelos aeroportos espanhóis, relatou algumas falhas operacionais, mas afirmou que geradores de emergência foram ativados. A companhia ferroviária Renfe suspendeu suas operações às 12h30min (7h30min de Brasília).

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra vagões do metrô de Madri às escuras. Até eventos esportivos foram afetados: o jogo de tênis entre Grigor Dimitrov e Jacob Fearnley, realizado em Madri, precisou ser interrompido após uma câmera ter ficado travada acima da quadra devido à queda de energia.

Em Portugal, os impactos foram amplos. A polícia confirmou que todos os semáforos do país foram afetados, e o metrô foi fechado em Lisboa e no Porto. Os trens também pararam. Por segurança, a população foi orientada a evitar deslocamentos não essenciais. “Priorize a direção segura: sua calma salva vidas”, alertou a polícia portuguesa em comunicado oficial.

O governo português formou um grupo de trabalho para acompanhar a crise. Segundo o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, há indícios de que o problema se originou na rede de transporte de energia fora do território português. “Estamos focados em restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível, priorizando os serviços essenciais como aeroportos, saúde e transportes”, afirmou o ministro à agência Lusa.

O Instituto Nacional de Segurança Cibernética da Espanha também está investigando o ocorrido e não descarta nenhuma hipótese, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético, segundo o jornal El País.

Em Bilbau, passageiros do funicular que leva ao ponto turístico Monte Archanda precisaram desembarcar a pé após o veículo parar por falta de energia.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.