Morre o professor e escritor Benedito Veit, aos 86 anos
Historiador é autor de mais de 20 horas relacionadas à história dos municípios da Região Carbonífera

Morreu nesta sexta-feira (25/04), em São Jerônimo, o professor, historiador e escritor Benedito Veit, 86 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Veit é autor de mais de 20 livros relacionados à história de São Jerônimo e demais municípios da Região Carbonífera do Rio Grande do Sul. Entre essas obras estão “Calendário Histórico da Região Carbonífera”, “São Jerônimo em Detalhes”, “São Jerônimo Dia a Dia”, “Memórias Fotográficas de São Jerônimo”, “Memória Triunfense”, “Carvão: Assim Nasce Uma Riqueza”, “Por que Charqueadas?” e “Mineiros, Uma Raça”.
O velório ocorreu na Capela Velatória de São Jerônimo e o enterro às 17h Cemitério Municipal de São Jerônimo.
Biografia
Benedito Veit nasceui em 22 de setembro de 1938, em Itapiranga (SC), filho de Francisco Jorge Veit e Hortulana Margarida Veit. Era divorciado e tinha um filho. Iniciou os estudos ginasiais em Carazinho e concluiu em Canoas. Em 1960 terminou o Curso Normal em Canoas. No ano de 1971 terminou o Curso de História na Faculdade Porto-Alegrense. Em1980 fez o curso de Pós-Graduação na FAPA, em História Social, Política e Cultura do RS.
Lecionou em Canoas, Porto Alegre, Santo Cristo e São Jerônimo, onde trabalhou nas escolas Castro Alves, Polivalente, Carlos Maximiliano e I. E. E. São Jerônimo, onde se aposentou. Em 2008, foi patrono da X Feira do Livro de São Jerônimo.
Ocupava a cadeira de n° 149 da Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (ALMURS). Ocupou a 1ª vice-presidência da ALMURS de 2011-a 2013 e novamente foi eleito vice-presidente no período 2014 a 2017.
Integrou de 2002 a 2005 o Conselho Estadual de Cultura, dois anos como suplente e dois como titular.
COMENTÁRIOS