Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,25/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova modalidade de crédito consignado entra em vigor nesta sexta-feira

Programa Crédito do Trabalhador agora pode ser contratado diretamente pelos aplicativos dos bancos

Banco de imagens / EBC
Nova modalidade de crédito consignado entra em vigor nesta sexta-feira Programa Crédito do Trabalhador agora pode ser contratado diretamente pelos aplicativos dos bancos
Publicidade

Começa a valer nesta sexta-feira (25/04) a nova modalidade de crédito consignado voltada a trabalhadores com carteira assinada e microempreendedores individuais (MEIs). Batizada de Crédito do Trabalhador, a iniciativa do governo federal busca facilitar o acesso ao crédito com juros mais baixos e menos burocracia. As informações são do Jornal do Comércio.

Publicidade

Antes disponível apenas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), o empréstimo agora pode ser contratado também diretamente nos aplicativos dos bancos parceiros. A medida amplia o alcance do programa, que visa beneficiar empregados formais, trabalhadores domésticos, rurais e assalariados, além de MEIs.

O crédito consignado é uma modalidade já tradicional entre servidores públicos e beneficiários do INSS, caracterizada pelas parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento — o que reduz o risco de inadimplência e permite taxas de juros menores em comparação ao crédito pessoal comum.

No caso do Crédito do Trabalhador, os interessados podem consultar a margem consignável e simular propostas de empréstimo por meio da CTPS Digital. Caso a renda do trabalhador diminua durante a vigência do contrato, o banco poderá renegociar os termos do empréstimo.

Impacto esperado no Rio Grande do Sul

Especialistas apontam que o Rio Grande do Sul, com uma população altamente bancarizada e uma forte base de empregos formais, tende a ser um dos estados com maior adesão à nova linha de crédito.

— Quando o trabalhador da iniciativa privada não precisa de um convênio específico da empresa para acessar o consignado, isso tende a favorecer a expansão do crédito em regiões como o RS — analisa Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS.

Ela também destaca que o programa pode aquecer setores específicos da economia, como o varejo

— É um mecanismo que tende a estimular a atividade econômica, especialmente em segmentos com forte vínculo ao consumo financiado. Mas o impacto real dependerá do grau de adesão tanto por parte das empresas quanto dos trabalhadores.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.