Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,25/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Fiergs lança projeto de interiorização para fortalecer atuação no Rio Grande do Sul

Dez regiões gaúchas receberão visitas de representantes da entidade nos próximos meses

Miguel Angelo / CNI / ABr
Fiergs lança projeto de interiorização para fortalecer atuação no Rio Grande do Sul O movimento de interiorização foi iniciado ainda em dezembro do ano passado, com uma nova divisão geográfica da entidade
Publicidade

Com o objetivo de fortalecer sua atuação em todo o Rio Grande do Sul e expandir o atendimento às indústrias gaúchas, o Sistema Fiergs vai desenvolver um projeto de interiorização a partir de maio, mês dedicado à Indústria. O processo, que vai se estender até o final do ano, envolve encontros de trabalho nas 10 regiões que compõem a estrutura administrativa da entidade.

Publicidade

O movimento de interiorização foi iniciado ainda em dezembro do ano passado, com uma nova divisão geográfica da entidade, que organizou os 497 municípios do estado em 10 regiões unificadas (veja no mapa abaixo). Cada uma delas conta com um vice-presidente regional, responsável por liderar as ações de interiorização. Também serão criados Conselhos de Representação Regional, compostos por lideranças e sindicatos industriais das localidades.

As ações de interiorização preveem ainda a realização de eventos para articulação com lideranças locais. Para isso, o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, diretores e representantes da estrutura central visitarão as 10 regiões geográficas para identificar as demandas e necessidades da indústria local e mostrar como a entidade pode colaborar.

— A ideia da interiorização é ‘desencastelar’ a entidade. Queremos promover uma aproximação com as indústrias do estado, principalmente as pequenas e médias que estão em todas as regiões do Rio Grande do Sul. É uma forma de ouvir as necessidades das regiões e dos setores, colocando a estrutura da entidade para apoiá-los. A aproximação também é uma forma de apresentar todos os serviços do Sesi, Senai e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) que podem contribuir para o desenvolvimento das indústrias e da região. A interiorização valoriza, ainda, os sindicatos industriais da região, considerando que são a base do Sistema Fiergs — detalha Bier.


Percentual em cada uma das regiões indica a participação no total de indústrias do Rio Grande do Sul


Agenda

O primeiro desses encontros abrangerá de forma conjunta o Vale do Sinos e a Encosta da Serra, em 5 e 6 de maio, com atividades que serão desenvolvidas em Novo Hamburgo. Nesse mesmo mês, a comitiva irá ao Vale do Taquari, nos dias 29 e 30. Essas três regiões foram fortemente atingidas pela enchente de maio de 2024 e, por isso, escolhidas para o início da interiorização.

Durante as imersões, Bier e os diretores dos conselhos e comitês temáticos da FIERGS se reunirão com presidentes de sindicatos e demais representantes das indústrias locais, a fim de listar as principais demandas de cada localidade. Os encontros serão conduzidos pelos vice-presidentes regionais.

No Vale do Sinos e na Encosta da Serra, além do debate sobre as prioridades, haverá o anúncio de um pacote de novidades para as regiões.

Encontros de maio

  • 5 e 6 de maio – Vale do Sinos e Encosta da Serra
  • 29 e 30 de maio – Vale do Taquari

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.