Lula diz a deputados que é ‘candidatíssimo’ em 2026 e reconhece dependência do Congresso
Presidente fez discurso de mais de 30 minutos durante jantar com líderes da base aliada

Durante jantar com líderes da base governista na Câmara dos Deputados, realizado na noite de quarta-feira (23/04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que é “candidatíssimo” à reeleição em 2026. Segundo relatos dos participantes, o petista fez um discurso longo — com mais de 30 minutos — no qual avaliou seu terceiro mandato, abordou temas sociais e reforçou o compromisso de manter diálogo mais próximo com o Legislativo.
O encontro foi organizado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e seguiu o modelo de um jantar semelhante promovido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), três semanas antes. Lula foi cobrado nos bastidores por manter pouco contato com o Congresso, o que tem gerado críticas dentro da própria base.
No discurso, Lula reconheceu que seu governo depende mais do Congresso do que o contrário, e prometeu manter uma relação mais ativa com os parlamentares. “É essencial manter o diálogo aberto. O governo precisa de vocês”, teria dito o presidente, conforme parlamentares presentes.
Reforço político e acenos à base
Entre os presentes, estavam deputados de diversos partidos, como PT, PSOL, PP, Republicanos, PSD e União Brasil. A fala mais enfática veio justamente de Hugo Motta, que destacou a importância da independência da Câmara e da autonomia para modificar propostas do Executivo. Ainda assim, elogiou o presidente e a harmonia entre os Poderes.
O líder do União Brasil, deputado Pedro Lucas (MA), também participou do jantar. Ele havia recusado recentemente o convite para assumir o Ministério das Comunicações, após ser anunciado pelo governo. A escolha frustrada revelou as dificuldades do Planalto em consolidar apoio político.
Horas antes do jantar, Pedro Lucas se reuniu com Lula no Palácio do Planalto ao lado de Alcolumbre, para selar a nomeação de Frederico de Siqueira Filho — atual presidente da Telebras — como novo titular das Comunicações, após o recuo do deputado.
Clima positivo e promessa de nova reunião
Lula aproveitou o encontro para ressaltar realizações de seu governo, garantir que está com a saúde em dia e reafirmar sua intenção de disputar um novo mandato. Em encontro anterior com senadores, o presidente havia falado sobre o tema de forma mais ambígua, o que gerou desconforto na base.
De acordo com relatos, o clima da reunião foi positivo. Parlamentares elogiaram o tom do presidente, que foi descrito como “cativante” e “seguro”. Um deputado mais crítico ao governo afirmou que o encontro teve "ares de recomeço" para a articulação política.
No encerramento, Lula prometeu realizar um próximo encontro em clima mais descontraído: anunciou que vai receber os parlamentares na Granja do Torto — residência de campo da Presidência — com um churrasco e partida de futebol.
COMENTÁRIOS