VÍDEO | Polícia Civil prende seis por extorsão e sequestro em Charqueadas
Vítima foi mantida em cativeiro por dois dias e era obrigada a realizar transferências via Pix

A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta quarta-feira (23/04), seis suspeitos de extorsão mediante sequestro durante a Operação Rapta, deflagrada em Charqueadas, na Região Carbonífera. A ação teve como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva expedidos contra investigados por envolvimento no crime.
Segundo o delegado Marco Schalmes, titular da Delegacia de Polícia de Charqueadas, o caso ocorreu no final de fevereiro deste ano, quando a vítima foi sequestrada e mantida em cativeiro por dois dias. Durante esse período, foi coagida com o uso de armas de fogo e forçada a realizar transferências bancárias via Pix aos criminosos. A vítima conseguiu escapar após um momento de descuido dos sequestradores.
— Os acusados integram a facção criminosa que atua na traficância de drogas na cidade de Charqueadas. No entanto, no ano de 2024, integrantes da organização criminosa passaram a praticar crimes patrimoniais, como, por exemplo, roubos e extorsões, todos casos elucidados pela Delegacia de Polícia de Charqueadas — revelou o delegado Schalmes.
Ainda conforme a investigação, o líder do grupo criminoso é um detento que cumpre pena na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Ele possui uma extensa ficha criminal e, mesmo preso, continua a exercer influência sobre ações da facção fora do presídio.
COMENTÁRIOS