Mano Menezes é apresentado no Grêmio e inicia sua segunda passagem pelo clube
Técnico retorna após 20 anos e busca retomar a competitividade do time

Vinte anos depois, Mano Menezes está de volta ao Grêmio. Na tarde desta terça-feira (22/04), o treinador foi oficialmente apresentado no CT Luiz Carvalho e concedeu sua primeira entrevista coletiva à frente do time. Anunciado na segunda-feira, Mano assume o comando técnico após a demissão de Gustavo Quinteros, com a missão de recuperar a competitividade da equipe em meio a uma temporada turbulenta.
— Feliz em voltar após 20 anos. Demorou um pouco. Voltamos com apetite de trabalhar como sempre trabalhamos, com entrega e dedicação — disse Mano em suas primeiras palavras como novo técnico tricolor.
Com 62 anos, o treinador inicia o trabalho dando continuidade à base deixada por Quinteros, mas sinaliza a necessidade de ajustes nos métodos e ideias. Segundo ele, o desempenho no clássico Gre-Nal 447 servirá como ponto de partida para os próximos compromissos.
— A grandeza do clube exige estar sempre vencendo e conquistando para termos sequência no trabalho. A primeira ideia é ter o que foi feito no Gre-Nal como base inicial e, a partir dela, melhorar. Para isso, em um curto espaço de tempo, é fundamental adquirir a confiança necessária para os jogadores praticarem o seu futebol — afirmou o técnico.
Questionado sobre o modelo de jogo a ser adotado, Mano ressaltou que buscará se adaptar ao elenco atual, focando na valorização das características individuais dos jogadores.
— A minha primeira preocupação é jogar dentro das características que temos. Ela será boa se os jogadores crescerem individualmente. Temos um potencial de melhora grande e que pode acontecer a curto prazo — avalia o comandante.
Reconhecido pela solidez defensiva de suas equipes, Mano deixou claro que a organização tática, especialmente na defesa, será prioridade.
— Acredito em posicionamento de equipe. Quando se está espaçada em campo, é muito difícil ter disputa pela bola. Uma equipe bem posicionada ajuda a gerar situações. Acho que os jogadores gostam dessa ideia porque se sentem mais fortes como equipe. Um time que faz campanhas vitoriosas não pode sofrer muitos gols. Esta, certamente, será a maneira trabalhada por aqui –finalizou.
Mano Menezes assume o Grêmio com a missão de reorganizar a equipe e reconquistar a confiança da torcida, mirando melhores resultados na sequência da temporada.
COMENTÁRIOS