Gre-Nal 447 termina empatado na Arena, em jogo equilibrado
Clássico foi marcado por equilíbrio e intensidade nas ações de Grêmio e Internacional

Em mais um capítulo da rivalidade centenária, Grêmio e Internacional empataram por 1 a 1 neste sábado (19/04), na Arena, pelo clássico Gre-Nal 447. O Tricolor saiu na frente com um gol contra do goleiro Anthoni, mas viu o Colorado empatar na etapa final, com Alan Patrick convertendo um pênalti. O jogo, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, foi equilibrado, intenso e, como de costume, envolveu polêmicas com a arbitragem.
Com o resultado, o Grêmio chegou a quatro pontos e, provisoriamente, saiu da zona de rebaixamento, ocupando a 16ª colocação. Já o Inter alcançou seis pontos e está na 10ª posição.
Grêmio inicia com postura ofensiva e abre o placar
Sob comando do técnico interino James Freitas, o Grêmio entrou em campo buscando uma resposta imediata após a saída de Gustavo Quinteros. A equipe mostrou mais disposição e intensidade, pressionando o Inter desde os primeiros minutos e contando com o apoio da torcida na Arena.
Aos 37 minutos, após uma jogada confusa na área colorada, Braithwaite finalizou para defesa de Anthoni. No rebote, Cristian Olivera tentou o chute, que desviou no próprio goleiro colorado e entrou. O assistente assinalou impedimento, mas o VAR confirmou o gol: 1 a 0 para o Tricolor.
Antes disso, o goleiro Tiago Volpi já havia garantido o 0 a 0 com uma grande defesa em cabeçada de Fernando. Ainda na primeira etapa, o zagueiro Wagner Leonardo saiu lesionado, e Kannemann voltou a jogar após seis meses afastado. O argentino quase comprometeu na primeira jogada, mas Volpi salvou em finalização de Valencia.
Colorados reagem e buscam o empate na segunda etapa
O Inter voltou mais agressivo no segundo tempo, mas viu um gol de Valencia ser anulado por impedimento. Em busca do empate, o técnico Roger Machado promoveu mudanças, trocando os pontas Wesley e Vitinho por Bruno Tabata e Gabriel Carvalho. A estratégia surtiu efeito rapidamente.
Aos 18 minutos, Tabata cruzou da direita, Rogel desviou de cabeça e a bola tocou no braço aberto de João Pedro. Após revisão no VAR, o árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou o pênalti, convertido com frieza por Alan Patrick: 1 a 1.
Com o empate, o Inter passou a dominar a posse de bola — 69% no segundo tempo —, mas teve dificuldades para transformar o volume em chances claras. Borré teve uma boa oportunidade de cabeça, mas errou o alvo.
Final com emoção e polêmica na Arena
Nos minutos finais, o clássico manteve o ritmo acelerado. O Grêmio tentou reagir com a entrada de Aravena no lugar de Edenilson, e o meia protagonizou dois lances decisivos: primeiro, caiu na área após choque com Aguirre, em lance que o árbitro não considerou pênalti mesmo após checagem no monitor do VAR. Depois, aos 46, finalizou com perigo e acertou a trave direita de Anthoni.
Apesar da pressão final, o placar permaneceu inalterado e o empate foi confirmado, frustrando ambos os lados da torcida.
Próximos compromissos
Grêmio e Inter agora voltam suas atenções para os torneios continentais. Na quarta-feira (24), o Colorado encara o Nacional, no Uruguai, pela Libertadores. Já o Tricolor enfrenta o Godoy Cruz, na Argentina, pela Sul-Americana, na quinta-feira (25).
Pelo Brasileirão, o Inter recebe o Juventude no sábado (26), enquanto o Grêmio visita o Vitória no domingo (27), pela sexta rodada.
BRASILEIRÃO — 5ª RODADA — 19/4/2025
GRÊMIO (1) - Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo (Kannemann,29'/2ºT) e Marlon; Dodi, Villasanti (Camilo, 32'/2ºT), Edenilson (Aravena, 23'/2ºT) e Monsalve (Cristaldo, 32'/2ºT); Cristian Olivera (Alyson, 32'/2ºT) e Braithwaite. Técnico: James Freitas (interino).
INTER (1) - Anthoni; Aguirre, Rogel, Vitão e Bernabei (Ramón, 35'/2ºT); Fernando e Bruno Henrique (Ronaldo, 27'/2ºT; Vitinho (Bruno Tabata, 15'/2ºT), Alan Patrick e Wesley (Gabriel Carvalho, 15'/2ºT); Valencia (Borré, 27'/2ºT). Técnico: Roger Machado
CARTÕES AMARELOS: Jemerson, Marlon, Monsalve, Villasanti (G); Vitão, Alan Patrick, Roger Machado (I);
CARTÃO VERMELHO: Grando (G);
ARBITRAGEM: Braulio da Silva Machado (SC), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Alex dos Santos (SC). VAR: Wagner Reway (ES);
PRÓXIMO JOGO
- QUINTA-FEIRA, 24/4 – 19H
- GODOY CRUZ X GRÊMIO
- ESTÁDIO MALVINAS ARGENTINAS – COPA SUL-AMERICANA (3ª RODADA)
PRÓXIMO JOGO
- TERÇA-FEIRA, 22/3 – 21H30MIN
- INTER X NACIONAL-URU
- BEIRA-RIO – LIBERTADORES (3ª RODADA)
COMENTÁRIOS