Cerimônia do Jaleco marca início da jornada dos novos alunos de Medicina
Traje simboliza dedicação dos futuros médicos durante a graduação em São Jerônimo

Futuros médicos da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo participaram da Cerimônia do Jaleco no último sábado (5/04). A solenidade ocorreu no prédio da Ulbratech, na Ulbra Canoas, na presença de autoridades, familiares e ingressantes das Faculdades Medicina Ulbra Gravataí e Porto Alegre.
O momento, carregado de emoção, oficializou o início da jornada dos acadêmicos da segunda turma, que vestiram o primeiro jaleco branco, símbolo da dedicação aos próximos seis anos de graduação.
— É muito importante termos neste momento a integração entre os acadêmicos das três faculdades e isso nos deixou muito felizes. Essa interação, de certa forma, favorece muito o desenvolvimento dos nossos estudantes. Das três faculdades presentes na cerimônia, São Jerônimo é aquela que talvez tenha mais necessidade de futuros médicos atuantes nos municípios que compõem a Região R9. Assim, queremos agradecer aos futuros médicos da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo e seus familiares, por acreditarem em nosso projeto e estarem junto conosco nesta oportunidade de poder transformar nossa Região tão necessitada de mais médicos, em um Polo Regional de Saúde – disse Rodrigo Baptista Moreira, diretor da Faculdade Medicina Ulbra São Jerônimo.
A Cerimônia do Jaleco contou com a presença do capelão da Ulbra São Jerônimo, Robson Gautier Kaufmann, da coordenadora do curso de Medicina, Rosângela Dornelles e do coordenador Adjunto, Fábio Caldana, que na ocasião representaram todos os professores e profissionais médicos da Região Carbonífera.
Receberam os jalecos os acadêmicos Angela Pascotini Penning, Eduarda Macarini Nicoleti, Francieli dos Santos de Godoy, Gabriela Przybulinski Prezotto Pinheiro, Ivo Daniel Kroth e Lavínia da Silva Castro.
A solenidade foi transmitida ao vivo e pode ser vista pelo canal de eventos da Ulbra:
Polo Regional de Saúde
O município de São Jerônimo integra a Região de Saúde R9 (Carbonífera e Costa Doce, pertencente à Macrorregião de Saúde Metropolitana), que enfrenta um significativo déficit de profissionais médicos, sobretudo em algumas especialidades, dificultando o atendimento adequado à população dos municípios.
Com a abertura do curso de Medicina da Ulbra São Jerônimo, Multilab, Hospital Regional de São Jerônimo (HRSJ) e lideranças regionais se uniram à Universidade para a criação de um Polo Regional de Saúde, iniciativa que busca um caminho conjunto para o avanço do setor na Região Carbonífera.
O projeto tem como objetivo atender a demandas como geração de empregos, desenvolvimento de estudos e pesquisas e qualificação de mão de obra, entre outros elementos que buscam o desenvolvimento da área da saúde e o consequente fomento da economia regional.
COMENTÁRIOS