Defesa Civil do RS alerta para chuva forte e temporais nos próximos dias
Avanço de um sistema de baixa pressão e o fluxo de umidade vindo do Norte do País e do oceano favorecem a chuva forte, volumosa e persistente em boa parte do Estado, acompanhada de descargas elétricas

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou o prognóstico meteorológico para os próximos dias no RS em razão de mudança de status de “atenção” e “alerta” para a inclusão da possibilidade de evento “severo” (vermelho) para chuva forte e volumosa, com descargas elétricas no Sul e todo Litoral gaúcho. Veja no mapa acima.
Segue “alerta” (laranja) para chuva forte e persistente, pontualmente volumosa, com descargas elétricas no Oeste, parte da Campanha, Centro, Sul, Costa Doce, Noroeste, Norte, Nordeste, Serra, parte dos Vales e Região Metropolitana, e para rajadas de vento podendo pontualmente chegar aos 80 km/h no Sul, Costa Doce, e Litoral Sul e Médio.
As demais áreas permanecem em status de “atenção” (amarelo), com chuva moderada a pontualmente forte, eventualmente acompanhada de trovoadas.
Entre segunda (7/04) e quinta-feira (10/04), o avanço e aprofundamento de um sistema de baixa pressão, juntamente com o fluxo de umidade proveniente do Norte do País e do oceano, favorecem a chuva forte, volumosa e persistente em boa parte do Estado, acompanhada de descargas elétricas.
Nesta segunda, há condições para chuva forte e persistente, acompanhada de rajadas de vento pontualmente fortes entre 50 e 80 km/h, descargas elétricas e alagamentos pontuais em praticamente todo o RS. Os acumulados variam de 40 a 80 mm/dia nas Missões, Fronteira Oeste e Centro, podendo chegar próximos aos 100 mm/dia em áreas da Campanha e Oeste.
Na terça (8/04), o sistema avança e segue contribuindo para a chuva forte e persistente, acompanhada de descargas elétricas, alagamentos e temporais pontuais na Região Metropolitana e Costa Doce. Os acumulados variam entre 30 e 60 mm/dia no Nordeste, Região Metropolitama, Vales, Serra e no Litoral Norte, podendo chegar próximo aos 100 mm/dia no Noroeste, parte do Norte, e ultrapassar em áreas do Sul, Litoral Sul e Médio. Nas demais regiões, os volumes ficam abaixo de 30 mm/dia. As rajadas de vento variam entre 50 e 70 km/h, podendo pontualmente chegar aos 80 km/h no Sul, Costa Doce, e Litoral Sul e Médio, deixando o mar agitado, com ressaca forte e ondas variando de 2,5 a 3,0 m.
COMENTÁRIOS