São Jerônimo é incluído no Mapa do Turismo Brasileiro
Com a inclusão, o município pode reivindicar recursos federais para diversas ações e melhorias no setor

Na última sexta-feira (4/04), o Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos interlocutores estaduais do PRT, confirmou a inclusão do município de São Jerônimo no Mapa do Turismo Brasileiro.
O município, localizado na região turística Imperial Carbonífera, integra a categoria dos Municípios com Oferta Turística Complementar, devido aos atrativos e serviços que complementam a oferta turística da região, como restaurantes, hotéis, pousadas, transportes rodoviários e hidroviários. Recentemente, a cidade iniciou a revitalização da Praia do Encontro, da Praça Júlio de Castilhos e da entrada da cidade pela Rua Ramiro Barcelos.
Essa ferramenta é essencial para monitorar o desempenho da economia do turismo nos municípios, além de servir como base para políticas públicas e para direcionamento de verbas federais. O prefeito Júlio César Prates Cunha (Julião, PSDB) comemora essa conquista para a economia do turismo no município e destaca o trabalho de sua equipe:
— São Jerônimo entrar no Mapa do Turismo é, sem dúvida, uma das maiores conquistas. Fizemos os trâmites legais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc), e agora vamos atrás, porque estando no Mapa do Turismo, podemos reivindicar ruas cobertas, a revitalização das praças, da nossa orla... Podemos também atingir o nosso interior, com as pousadas e os hotéis fazenda. Estou muito feliz pelo trabalho da equipe de Cultura, Desporto e Turismo. As coisas no nosso governo estão andando e começando a engrenar, é só deixar eu trabalhar — disse o prefeito.
A participação no Mapa do Turismo é aberta a todos os municípios brasileiros que atendam aos critérios definidos pelo Ministério do Turismo, elaborados em conjunto com os estados. Para integrar o Mapa, o município deve cumprir alguns requisitos, como possuir uma secretaria ou departamento de Turismo; contar com uma Lei Orçamentária específica; ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR e manter um Conselho Municipal de Turismo ativo.
COMENTÁRIOS