RS pode registrar as temperaturas mais baixas do ano nesta sexta-feira
Massa de ar polar avança sobre o estado; sol predomina na maior parte das regiões

A primeira onda de frio mais forte do ano chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (4/04). Uma massa de ar polar avança com maior intensidade sobre o estado e as temperaturas mínimas podem ser as mais baixas já registradas em 2025 até o momento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido até às 10h de sábado (5/04), apontando uma queda entre 3°C e 5°C na temperatura média em todo o estado.
O dia pode começar com temperaturas abaixo dos 10°C, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai. Em cidades como Bagé e Canguçu, a mínima pode chegar aos 9°C, com máxima de 16°C. Nas demais regiões, o clima tende a ser mais ameno. Na Região Metropolitana, as temperaturas variam entre 15°C e 20°C, enquanto no Norte os termômetros marcam entre 11°C e 19°C. Na Região Carbonífera, a previsão é de um dia de sol com muitas nuvens à tarde, mas sem chuva. As temperaturas na região variam entre 14°C e 20°C.
Além do frio, outro destaque é a diminuição da chuva. O sol, com algumas nuvens esparsas, deve predominar na maior parte do estado. Há previsão de pancadas isoladas no Norte, Litoral, Serra e Região Metropolitana, mas a precipitação deve ocorrer de forma leve, com chuviscos durante o dia, sem volumes expressivos. Isso se deve à circulação de ventos úmidos vindos do mar, após a passagem da frente fria.
COMENTÁRIOS