Clima de outono se estabelece com aumento da frequência de ar frio no Sul
Primeira massa de ar frio de maior intensidade da estação começa a chegar ao Rio Grande do Sul nas próximas horas

O outono começa de fato no Sul do Brasil com a predominância de dias com temperaturas amenas e agradáveis, após um início de estação, no final de março, ainda com características de verão e tardes quentes. A previsão é da MetSul Meteorologia, que analisou dados de modelos de tempo e clima para os próximos dias e semanas.
A primeira massa de ar frio de maior intensidade da estação começa a chegar ao Rio Grande do Sul nas próximas horas desta quinta-feira (3/04), provocando uma queda acentuada na temperatura. Embora a quinta-feira já tenha temperaturas agradáveis, o clima vai esfriar mais, fazendo com que a sexta-feira (4/04) traga uma tarde de temperaturas amenas em Porto Alegre e na maior parte do estado gaúcho, com máximas ao redor ou abaixo de 20°C na maioria dos municípios.
O ar frio vai dominar o Sul do Brasil entre sexta-feira e sábado (5/04), e deverá alcançar o Sudeste no final de semana. Os dias mais frios na Região Sul, incluindo o Rio Grande do Sul, devem ocorrer entre sexta-feira e domingo (6/04), com o aquecimento começando apenas no início da próxima semana. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, as máximas devem variar entre 20°C e 21°C na sexta-feira, e as mínimas no final de semana devem ficar entre 11°C e 14°C. No interior do estado, as mínimas devem ficar entre 8°C e 12°C, mas nas áreas da fronteira com o Uruguai, na Serra do Sudeste e nas regiões de maior altitude da Metade Norte, as temperaturas podem cair para valores próximos ou abaixo de 5°C, especialmente no sábado, que terá a madrugada mais fria. Nos Aparados da Serra e no Planalto Sul de Santa Catarina, as mínimas podem ficar próximas a 0°C no começo de sábado, com a possibilidade das primeiras temperaturas negativas de 2025.
Essa massa de ar frio marca, na prática, o início do outono, com dias seguidos de clima ameno ou agradável. Não há previsão de períodos quentes ou de calor no curto prazo. De acordo com os mapas da MetSul, que utilizam dados do modelo climático norte-americano CFS, a tendência para os próximos 10 a 15 dias é de temperaturas abaixo ou próximas da média. No entanto, entre a última semana de abril e o início de maio, é possível que ocorra um período de temperaturas mais altas, embora sem características de clima de verão.
Os dias mais frios, com noites e tardes geladas, tendem a se intensificar em meados de maio, sendo que, às vezes, isso só acontece em junho. Embora o calor ainda possa ocorrer, ele será muito mais pontual e com temperaturas menores que as típicas do verão, sendo bem menos frequente.
Esse novo padrão climático, com maior frequência de dias amenos e agradáveis, caracteriza o outono no Sul do Brasil, propiciado pela entrada de ar frio ou ameno nas latitudes médias da América do Sul.
COMENTÁRIOS