RS em alerta laranja para risco de tempestades e alagamentos nesta segunda-feira
O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afeta a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Vale do Sinos e parte do Litoral

O Rio Grande do Sul enfrenta um alerta laranja para alagamentos e tempestades até a noite desta segunda-feira (31/03), com previsão de chuvas intensas que podem chegar a 100 milímetros em algumas regiões. O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), afeta a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Vale do Sinos e parte do Litoral, abrangendo cidades como Rio Grande, no sul, e Tramandaí, no Litoral Norte.
O aviso de severidade laranja, válido até as 23h desta segunda-feira, alerta para o risco de alagamentos e orienta a população a evitar o uso de aparelhos elétricos e enfrentar o mau tempo. Em situações de emergência, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193).
Outros alertas em vigor
Além da área em alerta laranja, o Inmet também emitiu alertas em grau amarelo para outras regiões do Estado. O risco de tempestades é válido até as 6h de terça-feira (1º/04), com chuvas de até 50 milímetros e rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h. As regiões afetadas por esse alerta incluem a Serra, os Vales, a Região Central, o Noroeste, o Litoral Norte, as Missões e a Região Norte.
A Campanha e a Fronteira Oeste também estão sob um alerta, mas com um período de vigência mais curto, até as 23h59min desta segunda-feira. Embora o risco de alagamentos nessas áreas seja baixo, o Inmet alerta sobre o risco de quedas de galhos devido à intensidade das rajadas de vento, recomendando que a população evite se abrigar sob árvores.
COMENTÁRIOS