Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,27/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

CBF adota nova regra contra cera de goleiros a partir do Brasileirão

Medida também valerá para outras competições já em andamento

Reprodução
CBF adota nova regra contra cera de goleiros a partir do Brasileirão A partir deste sábado (29/03), o Campeonato Brasileiro será a primeira competição a aplicar a nova regra
Publicidade

A partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementará uma nova regra para combater a cera dos goleiros durante os jogos. A medida, que foi aprovada no último conselho da International Football Association Board (Ifab), prevê que os goleiros não poderão segurar a bola com as mãos por mais de oito segundos. Caso isso aconteça, o adversário receberá um escanteio. A decisão foi comunicada aos clubes em um ofício enviado pela CBF nesta semana, assinado por Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem.

Publicidade

A partir deste sábado (29/03), o Campeonato Brasileiro será a primeira competição a aplicar a nova regra. No entanto, ela também valerá para outras competições já em andamento, como a Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão Sub-20 e Copa do Brasil Sub-17. A CBF obteve a autorização da Ifab para implementar a medida ainda nesta temporada, com a expectativa de que ela entre em vigor no futebol europeu apenas na próxima temporada. A regra também será aplicada no Mundial de Clubes, previsto para junho de 2025 nos Estados Unidos.

A principal mudança é que os goleiros terão o tempo máximo de oito segundos para segurar a bola com as mãos. Caso ultrapassem esse limite, a equipe será penalizada com um escanteio a favor do adversário. Além disso, o árbitro será obrigado a sinalizar com os dedos a contagem regressiva a partir do terceiro segundo, indicando o tempo restante para o goleiro liberar a bola.

Essa nova diretriz é uma atualização de uma regra anterior, que proibia os goleiros de segurar a bola por mais de seis segundos, com a penalização sendo um tiro livre indireto dentro da área. No entanto, essa norma raramente era aplicada de forma eficaz pela arbitragem. A intenção da nova medida é combater a perda de tempo, tornando o jogo mais dinâmico.

Além disso, a CBF também implementará uma outra mudança importante: apenas o capitão de cada equipe terá permissão para questionar as decisões do árbitro durante as partidas. Jogadores que insistirem em reclamações poderão ser punidos com cartão amarelo.

O Campeonato Brasileiro 2025 começa neste sábado, 29, com os primeiros jogos da Série A. Inicialmente, o confronto entre Palmeiras e Botafogo, marcado para o Allianz Parque, seria a partida de abertura, mas foi adiado devido à final do Campeonato Paulista, onde o Palmeiras enfrenta o Corinthians. As novas regras também entrarão em vigor nas demais divisões organizadas pela CBF.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.