CBF adota nova regra contra cera de goleiros a partir do Brasileirão
Medida também valerá para outras competições já em andamento

A partir da primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementará uma nova regra para combater a cera dos goleiros durante os jogos. A medida, que foi aprovada no último conselho da International Football Association Board (Ifab), prevê que os goleiros não poderão segurar a bola com as mãos por mais de oito segundos. Caso isso aconteça, o adversário receberá um escanteio. A decisão foi comunicada aos clubes em um ofício enviado pela CBF nesta semana, assinado por Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem.
A partir deste sábado (29/03), o Campeonato Brasileiro será a primeira competição a aplicar a nova regra. No entanto, ela também valerá para outras competições já em andamento, como a Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde, Brasileirão Sub-20 e Copa do Brasil Sub-17. A CBF obteve a autorização da Ifab para implementar a medida ainda nesta temporada, com a expectativa de que ela entre em vigor no futebol europeu apenas na próxima temporada. A regra também será aplicada no Mundial de Clubes, previsto para junho de 2025 nos Estados Unidos.
A principal mudança é que os goleiros terão o tempo máximo de oito segundos para segurar a bola com as mãos. Caso ultrapassem esse limite, a equipe será penalizada com um escanteio a favor do adversário. Além disso, o árbitro será obrigado a sinalizar com os dedos a contagem regressiva a partir do terceiro segundo, indicando o tempo restante para o goleiro liberar a bola.
Essa nova diretriz é uma atualização de uma regra anterior, que proibia os goleiros de segurar a bola por mais de seis segundos, com a penalização sendo um tiro livre indireto dentro da área. No entanto, essa norma raramente era aplicada de forma eficaz pela arbitragem. A intenção da nova medida é combater a perda de tempo, tornando o jogo mais dinâmico.
Além disso, a CBF também implementará uma outra mudança importante: apenas o capitão de cada equipe terá permissão para questionar as decisões do árbitro durante as partidas. Jogadores que insistirem em reclamações poderão ser punidos com cartão amarelo.
O Campeonato Brasileiro 2025 começa neste sábado, 29, com os primeiros jogos da Série A. Inicialmente, o confronto entre Palmeiras e Botafogo, marcado para o Allianz Parque, seria a partida de abertura, mas foi adiado devido à final do Campeonato Paulista, onde o Palmeiras enfrenta o Corinthians. As novas regras também entrarão em vigor nas demais divisões organizadas pela CBF.
COMENTÁRIOS