Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 26/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Tecon Santa Clara aumenta em 3% a movimentação de contêineres em 2024

Terminal hidroviário no Polo Petroquímico de Triunfo movimentou 52 mil TEUs, principalmente com cargas de produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira

Jorgito Santos / Tecon
Tecon Santa Clara aumenta em 3% a movimentação de contêineres em 2024 Terminal Santa Clara, no Polo Petroquímico de Triunfo
Publicidade

A Wilson Sons alcançou um importante avanço em termos de eficiência operacional no Tecon Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, na Região Carbonífera. Em 2024, o terminal hidroviário registrou um crescimento de 3% na movimentação de contêineres em comparação com o ano anterior, atingindo um total de mais de 52 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O segmento que mais contribuiu para esse aumento foi a exportação, seguido pela importação e cabotagem.

Publicidade

As cargas que impulsionaram esse crescimento incluem produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira, que, juntas, representaram 67% do volume movimentado. As principais cidades de origem das cargas foram Triunfo, Gravataí, Taquari e Garibaldi, enquanto os destinos mais frequentes foram Bélgica, China, Chile, Índia e Peru.

Nas exportações, resinas, resíduos de aço e madeira destacaram-se, representando 79% do total movimentado. Já nas importações, os produtos mais relevantes foram químicos, resinas e papel, que somaram 73% do volume. No setor de cabotagem, as principais movimentações foram de embalagens, resinas e chapas, responsáveis por 94% do total.

A sustentabilidade também foi uma prioridade na operação durante 2024, com destaque para a redução de 55% nas emissões de tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalentes) no modal hidroviário. Um único navio é capaz de transportar a carga equivalente a centenas de caminhões, contribuindo para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa por tonelada movimentada. Além disso, o uso da hidrovia ajuda a aliviar as rodovias, minimizando o desgaste da infraestrutura e os congestionamentos, o que gera impactos positivos no meio ambiente.

— Em 2024, os números das operações de exportação, importação e cabotagem atingiram níveis expressivos, destacando o papel fundamental do Tecon Santa Clara na movimentação de contêineres. Com sua localização estratégica, o terminal facilita o transporte de cargas das empresas gaúchas para o Brasil e o mundo, beneficiando várias regiões e cidades chave. Além disso, mantemos um compromisso contínuo com práticas sustentáveis, alinhadas à preservação ambiental — comentou Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Santa Clara.

O Tecon Santa Clara oferece transporte multimodal para cargas de importação, exportação e cabotagem. A operação conta com duas barcaças e realiza quatro escalas semanais entre Triunfo e Rio Grande, conectando o mercado gaúcho ao mundo. A expansão da navegação interior representa uma importante medida para o desenvolvimento de soluções logísticas mais sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.