Tecon Santa Clara aumenta em 3% a movimentação de contêineres em 2024
Terminal hidroviário no Polo Petroquímico de Triunfo movimentou 52 mil TEUs, principalmente com cargas de produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira

A Wilson Sons alcançou um importante avanço em termos de eficiência operacional no Tecon Santa Clara, localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, na Região Carbonífera. Em 2024, o terminal hidroviário registrou um crescimento de 3% na movimentação de contêineres em comparação com o ano anterior, atingindo um total de mais de 52 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O segmento que mais contribuiu para esse aumento foi a exportação, seguido pela importação e cabotagem.
As cargas que impulsionaram esse crescimento incluem produtos químicos, resinas, frango congelado e madeira, que, juntas, representaram 67% do volume movimentado. As principais cidades de origem das cargas foram Triunfo, Gravataí, Taquari e Garibaldi, enquanto os destinos mais frequentes foram Bélgica, China, Chile, Índia e Peru.
Nas exportações, resinas, resíduos de aço e madeira destacaram-se, representando 79% do total movimentado. Já nas importações, os produtos mais relevantes foram químicos, resinas e papel, que somaram 73% do volume. No setor de cabotagem, as principais movimentações foram de embalagens, resinas e chapas, responsáveis por 94% do total.
A sustentabilidade também foi uma prioridade na operação durante 2024, com destaque para a redução de 55% nas emissões de tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalentes) no modal hidroviário. Um único navio é capaz de transportar a carga equivalente a centenas de caminhões, contribuindo para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa por tonelada movimentada. Além disso, o uso da hidrovia ajuda a aliviar as rodovias, minimizando o desgaste da infraestrutura e os congestionamentos, o que gera impactos positivos no meio ambiente.
— Em 2024, os números das operações de exportação, importação e cabotagem atingiram níveis expressivos, destacando o papel fundamental do Tecon Santa Clara na movimentação de contêineres. Com sua localização estratégica, o terminal facilita o transporte de cargas das empresas gaúchas para o Brasil e o mundo, beneficiando várias regiões e cidades chave. Além disso, mantemos um compromisso contínuo com práticas sustentáveis, alinhadas à preservação ambiental — comentou Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Santa Clara.
O Tecon Santa Clara oferece transporte multimodal para cargas de importação, exportação e cabotagem. A operação conta com duas barcaças e realiza quatro escalas semanais entre Triunfo e Rio Grande, conectando o mercado gaúcho ao mundo. A expansão da navegação interior representa uma importante medida para o desenvolvimento de soluções logísticas mais sustentáveis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
COMENTÁRIOS