Onda de calor entra em nova etapa com tempestades diárias e intensas
Instabilidade atmosférica será mais intensa todos os dias, com potencial para chuvas fortes, rajadas de vento e queda de granizo em algumas regiões

A MetSul Meteorologia alerta que a combinação de ar quente e úmido, originário da região tropical, favorecerá a formação de tempestades isoladas entre o Uruguai, o Rio Grande do Sul e o Centro da Argentina ao longo desta semana. O risco é especialmente elevado no estado gaúcho, a partir da tarde e noite desta terça-feira (25/02).
A onda de calor, que até então era marcada por ar mais seco, entrará em uma nova fase com aumento de calor e a possibilidade de temporais entre a tarde e a noite. A instabilidade atmosférica será mais intensa todos os dias, com potencial para chuvas fortes, rajadas de vento e queda de granizo em algumas regiões, com risco de danos.
A instabilidade será causada pela convecção profunda associada à massa de ar quente que está por trás da onda de calor. Esse fenômeno ocorre quando o ar quente e úmido perto da superfície sobe e se encontra com camadas mais frias, resultando em nuvens de grande desenvolvimento vertical, conhecidas como Cumulonimbus (Cb), que geram tempestades severas.
A previsão indica que as tempestades ocorrerão de maneira localizada, podendo ser muito intensas em algumas áreas, causando chuvas volumosas em curto espaço de tempo e elevando o risco de alagamentos, especialmente em áreas urbanas com drenagem insuficiente. Além disso, as rajadas de vento fortes podem provocar danos em estruturas, queda de árvores e até interrupção no fornecimento de energia elétrica. O risco de granizo também é significativo, com pedras de gelo de variados tamanhos que podem afetar plantações, veículos e construções.
Embora o alerta de risco seja válido para uma vasta área, as tempestades ocorrerão de forma isolada, o que significa que algumas localidades poderão ser fortemente afetadas, enquanto outras podem ter pouca ou nenhuma precipitação. A previsão mais precisa sobre a localização exata das tempestades severas só pode ser feita em um curto intervalo de tempo, com base em imagens de satélite e radar.
Nos próximos dias, a instabilidade na região vai aumentar, com maior umidade vindo da Amazônia alcançando o Rio Grande do Sul, Centro e Nordeste da Argentina, além do Uruguai. Esse aumento da umidade torna o ambiente mais propenso à formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, intensificando a possibilidade de chuvas fortes, com raios e granizo.
A previsão indica que, na quinta-feira (27/02), a instabilidade será ainda mais intensa, com um risco maior de tempestades isoladas e severas, que se estenderão até o próximo fim de semana.
COMENTÁRIOS