Ex-presidente Dilma Rousseff é internada na China após mal-estar
Ela apresentou sintomas como pressão alta, vômito e tonturas

A ex-presidente Dilma Rousseff foi internada na sexta-feira (21), após passar mal em Xangai, na China, onde vive desde 2023. Ela ocupa a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o "banco dos Brics". A política, de 77 anos, apresentou sintomas como pressão alta, vômito e tontura, o que levou à internação no Shanghai East International Medical Center.
De acordo com informações da Folha de S. Paulo e da revista Quem, a ex-presidente está estável e evoluindo positivamente desde sua internação. Em razão do mal-estar, Dilma cancelou sua participação na reunião de ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais, que ocorreria na Cidade do Cabo, na África do Sul. Ela deveria participar do encontro com membros do conselho do banco dos Brics.
Este não é o primeiro problema de saúde de Dilma. Em maio de 2021, ela foi internada em Porto Alegre após um episódio similar, sendo diagnosticada com sintomas que sugeriam um acidente vascular cerebral (AVC). Em 2023, ela passou por um cateterismo em São Paulo. Em 2009, antes de assumir a presidência, Dilma enfrentou um câncer no sistema linfático e se submeteu a tratamento quimioterápico.
Perfil
Natural de Belo Horizonte, Dilma Rousseff foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil, em 2011, após derrotar José Serra nas eleições de 2010. Reeleita em 2014, foi deposta em 2016 após um processo de impeachment por suposto crime de responsabilidade nas chamadas "pedaladas fiscais". Formada em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dilma teve uma trajetória política marcada pela militância durante a ditadura militar e pelo trabalho nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva.
COMENTÁRIOS