Nova onda de calor no RS se intensifica e vai se prolongar até março
Fenômeno deve se estender até os primeiros 10 dias do próximo mês

A segunda onda de calor de fevereiro no Sul do Brasil ganha força nesta semana, com temperaturas extremamente altas e uma duração incomum. Segundo a MetSul Meteorologia, o calor intenso deverá se estender para o início de março, com altas temperaturas persistindo, especialmente na primeira semana do próximo mês.
Esta onda de calor é a segunda de fevereiro, sendo a primeira registrada entre os dias 2 e 12. O fenômeno está relacionado a uma bolha de calor, que envolve Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, afetando também áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Uma bolha de calor é um fenômeno meteorológico caracterizado por uma área de alta pressão atmosférica, que impede a entrada de massas de ar mais frias e a formação de frentes frias, resultando em temperaturas elevadas.
No Rio Grande do Sul, no sábado, as máximas atingiram 36,4°C em Santiago e 36,2°C em São Borja. A previsão é de que as temperaturas subam ainda mais neste começo da semana, com o aumento da intensidade da bolha de calor, afetando várias áreas da região central da América do Sul.
No Rio Grande do Sul, a pior parte do calor deverá ocorrer entre esta segunda e a quarta-feira (26/02), com máximas superando os 40°C em várias cidades. As áreas mais afetadas serão o Oeste, Noroeste, Centro, Campanha, Sul, Vales e a Região Metropolitana de Porto Alegre. A capital deverá registrar temperaturas entre 36°C e 39°C até quarta-feira, e um aumento de nuvens e chuvas deve fazer com que as máximas diminuam levemente no final da semana, mas o calor intenso e abafado ainda será presente.
Este episódio de calor intenso será excepcionalmente longo, com a previsão de que se estenda até a primeira semana de março. Modelos de previsão indicam que o Carnaval no Sul do Brasil será marcado por altas temperaturas. Mesmo que as condições de instabilidade tragam algum alívio na segunda metade desta semana, o calor deverá voltar com força no início de março, com várias cidades registrando temperaturas próximas ou acima dos 40°C.
Embora o calor tenha fim em algum momento, ele será prolongado, com o fenômeno se estendendo até os primeiros 10 dias de março. Modelos numéricos indicam que a região sulista deverá continuar registrando temperaturas muito acima da média histórica durante esse período.
COMENTÁRIOS