Grêmio vence o São Raimundo nos pênaltis e avança na Copa do Brasil
Após empatar nos acréscimos, Volpi brilha nas penalidades e garante a classificação do Tricolor para a próxima fase

Na noite desta quarta-feira (19/02), o Grêmio conquistou a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil após uma vitória nos pênaltis por 4 a 1 contra o São Raimundo. O jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo normal, com o time de Gustavo Quinteros levando um sufoco, mas conseguindo evitar o vexame nos acréscimos. O gol de empate que levou a decisão para as penalidades foi marcado pelo estreante Cristian Oliveira, já nos minutos finais da partida, após o time da casa abrir o placar com Kanté.
O confronto ocorreu no Estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima, e o Grêmio já volta a focar no Campeonato Gaúcho. No próximo sábado (22/02), o Tricolor enfrenta o Juventude na semifinal do Gauchão, às 21h30min, na Arena.
Pela Copa do Brasil, o Tricolor agora vai enfrentar o vencedor do duelo entre Athletic-MG e Barcelona de Ilhéus-BA. O confronto também será em jogo único e fora de casa.
Estreias e mudanças na escalação
Para o jogo de hoje, Quinteros apostou em mudanças, com as estreias de Lucas Esteves na lateral-esquerda e Cristian Oliveira na ponta-direita. Tiago Volpi também foi escalado no gol, e Cuéllar assumiu a vaga no meio de campo. O restante da equipe manteve a base, com João Pedro na direita, Rodrigo Ely e Jemerson no miolo da zaga, Villasanti ao lado de Cuéllar, Cristaldo e Aravena mais à frente, e Braithwaite como centroavante.
Primeiro tempo sem brilho e alguns sustos
O Grêmio iniciou a partida com domínio territorial, explorando as laterais e buscando cruzamentos. Cristian Oliveira, uma das novidades da noite, foi o principal jogador da equipe nos primeiros minutos, buscando ações ofensivas, mas sem muito sucesso. Em uma das oportunidades, tentou cabecear um cruzamento de Aravena, mas não conseguiu aproveitar a chance.
O time de Roraima, por sua vez, ofereceu pouco perigo, mas chegou a assustar em um contra-ataque, quando o goleiro Volpi teve que se esticar para evitar um chute colocado que iria no ângulo. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Grêmio também teve sua chance de marcar, com Jemerson acertando a trave em um escanteio.
Gols e tensão no segundo tempo
A partida ganhou mais emoção no segundo tempo. O São Raimundo abriu o placar aos 20 minutos, quando Kanté, recém-entrou em campo, aproveitou um passe de Ygor e marcou um gol por cima de Volpi. A resposta gremista veio logo em seguida, com o time criando algumas boas jogadas ofensivas, mas sem conseguir concretizar.
As melhores chances de empate passaram pelos pés dos atacantes Braithwaite e Arezo, que tiveram boas oportunidades, mas não conseguiram vencer o goleiro Carlos Henrique. Quando o Grêmio parecia estar sem forças para reagir, Cristian Oliveira surgiu como herói aos 47 minutos. Após escanteio cobrado por Monsalve, o estreante aproveitou o rebote e chutou para igualar o placar, levando a decisão para os pênaltis.
Decisão nos pênaltis
Nos pênaltis, o goleiro Volpi se destacou como herói, defendendo a cobrança de Klebinho e ainda marcando um gol. Braithwaite, Jemerson e Arezo converteram as outras três cobranças, garantindo a vitória por 4 a 1 e a classificação do Grêmio para a próxima fase.
Ficha técnica
São Raimundo (1) (1) - Carlos Henrique; Luã, Guigui, Vera Cruz e Klebinho; Bazilio e Belão; Ygor (Jeff Silva, 42' 2ºT), Felipe (Yan, 30' 2ºT) e Guilherme (Juninho, 18' 2ºT); Railson (Kanté, 18' 2ºT). Técnico: Chiquinho Viana.
Grêmio (1) (4) - Volpi, João Pedro (João Lucas, 36' 1ºT), Rodrigo Ely, Jemerson e Lucas Esteves; Cuéllar e Villasanti (Edenilson, INT); Cristian Oliveira, Cristaldo (Monsalve, INT) e Aravena (Amuzu, 28' 1ºT; Arezo, 24' 2ºT); Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.
Gols: Kanté (SR) aos 20' e Cristian Oliveira (G) aos 47' do 2º tempo.
Cartões Amarelos: Villasanti, Felipe, João Lucas.
Cartões Vermelhos: Edenilson, Chiquinho Viana.
Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann (SC), auxiliado por Gizeli Casaril (SC) e Bruno Muller (SC).
COMENTÁRIOS