Papa Francisco está com pneumonia bilateral e quadro requer novo tratamento
Papa está internado há cinco dias

No boletim vespertino publicado nesta terça-feira (18/02), o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, forneceu mais detalhes sobre as condições de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, que apresenta um quadro de pneumonia bilateral (afetando ambos os pulmões). O Papa está internado há cinco dias.
De acordo com o boletim, "os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo."
A infecção polimicrobiana, surgida em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, tornou o tratamento terapêutico mais complexo.
"A tomografia computadorizada no tórax, realizada nesta tarde e prescrita pela equipe de saúde do Vaticano em conjunto com a equipe médica da Fundação Policlínica A. Gemelli, revelou o aparecimento de uma pneumonia bilateral, o que exigiu a adoção de uma terapia farmacológica adicional."
Toda a agenda do Papa Francisco para o próximo fim de semana já foi cancelada.
Histórico
O argentino Jorge Mario Bergoglio tem um histórico de problemas respiratórios recentes. Em 2023, ele foi diagnosticado com bronquite infecciosa e chegou a ser hospitalizado. Ele foi tratado com antibióticos e melhorou. No mesmo ano, ele teve uma inflamação pulmonar.
Em 2024, chegou a fazer aparições de cadeira de rodas porque estava com dificuldades respiratórias. O pontífice não tem a parte superior do pulmão direito desde os 21 anos, quando teve uma pneumonia grave e cistos no pulmão e teve que fazer uma cirurgia.
Boletim divulgado pela Santa Sé
"Os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo. A tomografia computadorizada no tórax a que o Santo Padre foi submetido nesta tarde, prescrita pela equipe de saúde do Vaticano e pela equipe médica da Fundação Policlínica ‘A. Gemelli’, mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral, o que exigiu uma terapia farmacológica adicional.
Apesar disso, o Papa Francisco encontra-se de bom humor.
Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou momentos de repouso com oração e leitura de textos. Ele agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com coração agradecido, que se continue a rezar por ele."
COMENTÁRIOS