Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 20/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Leilão da Rota Integração do Sul tem previsão de aporte de R$ 9,5 bilhões

Rota abrange trechos das BRs-116, 158, 392 e 290, com implantação de novos pedágios

Reprodução
Leilão da Rota Integração do Sul tem previsão de aporte de R$ 9,5 bilhões Rota de Integração do Sul
Publicidade

Está previsto para dezembro de 2025 o leilão de concessão da Rota Integração do Sul, que abrange trechos das BRs-116, 158, 392 e 290, no Rio Grande do Sul. O Ministério dos Transportes, que já está desenvolvendo os estudos, estima que o projeto envolverá um investimento total de aproximadamente R$ 9,5 bilhões. Desse valor, R$ 5,3 bilhões serão destinados ao Capex (investimentos em infraestrutura, equipamentos e tecnologia), e R$ 4,2 bilhões ao Opex (operações como socorro médico e mecânico). As informações são do Jornal do Comércio e Zero Hora.

Publicidade

O leilão contemplará 674,1 quilômetros de rodovias, com a assinatura do contrato prevista para ocorrer entre maio e junho de 2026. O trajeto definitivo está sendo analisado, mas cidades como Porto Alegre, Camaquã, Santana da Boa Vista, Santa Maria e Cruz Alta devem integrar o projeto.

Embora ainda não existam praças de pedágio em operação nas rodovias a serem leiloadas, o novo modelo de concessão deve adotar a tecnologia de "free-flow" — cobrança eletrônica via pórticos, sem cancelas, o que permite maior fluidez no trânsito e redução no impacto ambiental, uma vez que elimina a necessidade de reduzir a velocidade nos pedágios.

Entretanto, a instalação de novos pedágios na BR-116, BR-290 e demais rodovias do estado também está em discussão. Em 2026, as rodovias gaúchas poderão ganhar mais praças de pedágio, com tarifas que podem alcançar até R$ 16,15, dependendo do tipo de pista (simples ou dupla). Esse novo bloco de pedágios foi proposto no projeto de concessão das BRs 116, 290, 392 e 158, que também inclui a nova ponte do Guaíba. O governo federal pretende concluir as obras da ponte antes de repassá-las à iniciativa privada.

A Rota Integração do Sul, que envolverá a construção de novas praças de pedágio, foi inicialmente idealizada no governo Bolsonaro em 2020 e prevê investimentos significativos. A cada R$ 1 pago nos pedágios, cerca de R$ 0,38 seria destinado à melhoria das rodovias, gerando, assim, mais receita para a infraestrutura do estado.

Em termos logísticos, o presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura, Paulo Menzel, destaca que o Rio Grande do Sul está atrasado em termos de infraestrutura e que a Rota Integração do Sul é uma iniciativa positiva, embora, segundo ele, o estado precise primeiramente garantir o acesso asfáltico a todos os municípios, além da recuperação dos danos causados pela catástrofe climática de 2024.

Por outro lado, o custo futuro dos pedágios da nova concessão pode ser afetado pela concorrência, uma vez que outras concessões na região, como a do Polo Rodoviário de Pelotas, administrada pela Ecosul, têm sido alvo de críticas devido às altas tarifas. O fim dessa concessão está previsto para março de 2026, o que pode influenciar o andamento da Rota Integração do Sul e das concessões subsequentes.

O Ministério dos Transportes já confirmou que o estudo do leilão de rodovias do Polo Rodoviário de Pelotas está sendo priorizado, e que o pacote de concessões de 2026 será publicado oportunamente.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.