Árvore cai sobre carro em Arroio dos Ratos durante temporal
Vendaval causa estragos e deixa diversos pontos sem luz no Estado

As fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram parte do Rio Grande do Sul neste domingo (16/02) causaram estragos em diversos pontos do Estado.
Na Região Carbonífera, um galho de árvore caiu sobre um veículo estacionado em Arroio dos Ratos. Na cidade, diversas árvores também caíram devido à força do vento. A Prefeitura, o Corpo de Bombeiros Militar de São Jerônimo e os bombeiros voluntários da cidade atuaram nas ocorrências em vários pontos da cidade. Não há registro de feridos.
Conforme a CEEE Equatorial, pelo menos 70 mil clientes estão sem energia elétrica no Estado. Outros cem mil já tiveram o fornecimento restabelecido nas últimas horas, segundo a empresa.
No Litoral Norte, em Osório, a lona de um circo desabou durante o temporal. Cerca de 200 pessoas estavam no local e 10 ficaram feridas, mas sem gravidade. Elas foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para o hospital da cidade.
Na região sul do Estado, pelo menos cem casas foram danificadas devido à queda de granizo.
Ocorrências reportadas à Defesa Civil estadual
Treze municípios relataram ocorrências nas últimas 24h.
- Barra do Quaraí: queda de um poste de energia elétrica, que danificou parte da área coberta da escola municipal Manoel Imãs dos Santos. Em geral, o município está sem energia elétrica. Compdec fazendo levantamento de danos, orientando a fazer contato com a concessionária de energia para reestabelecer rede.
- Cachoeira do Sul: árvores caídas nas ruas e em cima de residências. Um muro desabou, há pontos de alagamento. Ainda reportou acidente na BR 153.
- Candelária: destelhamento de 10 casas e obstrução de algumas vias devido à tempestade. No entanto, até o presente momento, a cidade não precisou de apoio da Defesa Civil Estadual. A Defesa Civil municipal distribuiu lonas e retirou árvores das vias.
- Condor: forte vendaval atingiu o município de Condor, ocasionando destelhamento de residências e quedas de árvores e alguns pontos de bloqueios entre os municípios de Condor e Panambi. Providências: foi acionada a guarnição dos bombeiros de Panambi que está providenciando a desobstrução das vias, o coordenador está in loco fazendo o levantamento de residências atingidas, CREPDEC em prontidão para possível deslocamento com material (lonas).
- Estância Velha: destelhamento de uma residência, entrega de lona e, na sequência, serão entregues telhas. Está sendo feito o levantamento das árvores caídas. Providências: entrega de lona e desobstrução de vias.
- Imbé: seis destelhamento em Imbé, sem feridos.
- Osório: há em torno de dez casas destelhadas registradas até o momento. Uma guarnição deslocou para atendimento de ocorrência no circo, onde houve a queda da lona sobre diversas pessoas (em torno de 200) em razão da chuva volumosa. Foi reportada a situação de vítimas com escoriações, sendo que uma foi conduzida ao hospital. Aguardando maiores informações.
- Pelotas: chuva forte em Pelotas, causando alagamentos em vias urbanas.
- Santa Maria: caiu uma árvore sob o banheiro da residência causando a quebra de 4 telhas. Não houve feridos. COMPDEC e Assistência Social farão nova avaliação de danos pela manhã. COMPDEC fará doação das telhas para a família.
- São Lourenço do Sul: evento de tempestade local com precipitação de pedaços irregulares de gelo. Informou que afetou a localidades de Cerrito, Benedito, Sesmaria, Taquaral, Santana e parte da Harmonia. Segundo o Coordenador, todas as regiões fazem parte da zona rural do município, afastado da zona urbana. Quanto as danos, até o momento temos informação de algumas casas destelhadas e falta de abastecimento de energia elétrica em algumas localidades. Providências: COMPDEC em busca ativa de informações para obter dados dos possíveis prejuízos causados pela precipitação. Tão logo se tenha informações mais precisas do fato será de pronto informado.
- São Vicente do Sul: destelhamento de parte da cobertura do Hospital Municipal de São Vicente do Sul devido a tempestade local com precipitação de pedaços irregulares de gelo, sem feridos.
- Tramandaí: interrupção da energia na Subestação de Luz que fica em Tramandaí, deixando a cidade sem luz.
- Venâncio Aires: bueiros entupidos e rua alagada adentrando os primeiros andares. Defesa Civil do município e Bombeiros retiraram as pessoas do local.
COMENTÁRIOS