Lei garante jornada reduzida para servidores com filhos com deficiência em Arroio dos Ratos
Proposta foi do vereador Felipe Athanázio Vieira, que também apresentou projeto de política pública para acolhimento, apoio e orientação para as famílias atípicas do município

Foi sancionada pelo prefeito de Arroio dos Ratos, Renato Feiten, uma lei municipal que garante jornada de trabalho reduzida para servidores municipais com filhos com deficiência. A Lei Municipal nº 4456/2025 assegura a jornada especial com redução de 50%, sem prejuízo dos vencimentos.
A legislação teve origem em uma indicação do vereador Felipe Athanázio Vieira (PDT). “Com esta lei, o servidor que tem filho com deficiência terá direito a uma jornada especial para acompanhar o tratamento médico e especializado do filho. A luta pelas pessoas com deficiência e pelas famílias atípicas está apenas começando e já temos resultados concretos”, publicou o vereador em suas redes sociais.
Cuidando de Quem Cuida
Na sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira (11/02), o vereador também apresentou um projeto de lei que institui o programa Cuidando de Quem Cuida, que propõe uma política pública municipal para acolhimento, apoio e orientação para as famílias atípicas de Arroio dos Ratos.
Os pais e as mães atípicos são os pais de crianças com deficiência que, segundo o vereador, que também tem um filho com deficiência, “sofrem desde o diagnóstico”. “Eles se preocupam com a inclusão, com o tratamento, com a vaga na escola, com o monitor. Eles precisam de apoio”, disse o vereador durante a apresentação do projeto.
Vieira ainda destacou que, somente na Apae de Arroio dos Ratos, são 130 famílias atípicas, além daquelas que ainda não são atendidas pela Apae e estão buscando o diagnóstico.
ASSISTA AO VÍDEO:
COMENTÁRIOS