Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 13/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

PF investiga desvio de emendas parlamentares destinadas a hospital do RS

Assessor de deputado gaúcho está entre os alvos

Polícia Federal / Divulgação
PF investiga desvio de emendas parlamentares destinadas a hospital do RS A PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio Grande do Sul, nas cidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Estrela, Lajeado e Rosário do Sul
Publicidade

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quinta-feira (13/02), uma operação para investigar o desvio de emendas parlamentares que deveriam ser destinadas a um hospital em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O esquema envolvia o desvio de verbas públicas para fins pessoais. As informações são da Polícia Federal e Zero Hora.

Publicidade

Embora os nomes dos alvos ainda não tenham sido oficialmente divulgados, fontes confirmaram à Zero Hora que um dos investigados é Lino Rogério da Silva Furtado, chefe de gabinete do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS). Furtado, responsável pela organização e distribuição das emendas parlamentares, é um dos principais alvos da operação. Além de Furtado, o diretor administrativo e financeiro da Metroplan, Cliver André Fiegenbaum, também está sendo investigado, embora sua possível participação no esquema ainda não tenha sido esclarecida.

De acordo com as investigações, o esquema incluía a cobrança de propina sobre o valor das emendas parlamentares repassadas para o hospital. A PF cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em Brasília e no Rio Grande do Sul, nas cidades de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Estrela, Lajeado e Rosário do Sul. Mais de R$ 350 mil foram apreendidos, além de dois celulares.

Os crimes investigados incluem desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva. A Justiça determinou, ainda, o afastamento de dois investigados de seus cargos públicos e o bloqueio de valores em contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino.


Publicidade



MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.