Publicidade

Crise do ovo nos EUA pode provocar aumento de 30% do produto no RS

Além da crise nos EUA, outros fatores também contribuem para o aumento, como o crescimento do consumo, o calor excessivo e a lenta recuperação dos aviários atingidos pelas enchentes

Freepik / Reprodução
Crise do ovo nos EUA pode provocar aumento de 30% do produto no RS Além da crise nos EUA, outros fatores também estão contribuindo para o aumento de preço no Brasil
Publicidade

A crise do ovo nos Estados Unidos, provocada pela gripe aviária, já está afetando o mercado gaúcho, com previsão de aumento de até 30% no preço do produto. A doença resultou no abate de milhares de galinhas nos EUA, elevando consideravelmente o valor do alimento. Em alguns casos, cargas de ovos estão sendo até mesmo roubadas. Ao converter os preços em dólar, é possível encontrar dúzias de ovos sendo vendidas a R$ 90 para os norte-americanos.

Publicidade

Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), alertou que o impacto será sentido pelos consumidores gaúchos. José Eduardo Santos, presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), destacou que países da África e do Oriente Médio já estão fazendo negociações com o Brasil para comprar ovos devido à escassez no mercado norte-americano.

— Por enquanto, há um efeito psicológico, o receio de faltar ovo. Esperamos que a situação normalize em março. Não podemos permitir que o preço suba demais, pois isso pode prejudicar o mercado que conquistamos — afirmou Santos.

Além da crise nos EUA, outros fatores também estão contribuindo para o aumento de preço no Brasil. O crescimento do consumo de ovos, seja como substituto ou complemento à carne, aliado à alta nos preços dos cortes bovinos, tem pressionado o mercado. No Rio Grande do Sul, o calor excessivo tem prejudicado a alimentação das aves, resultando em menor produção. A recuperação dos aviários atingidos pelas enchentes também está sendo lenta, agravando a situação.

O ovo in natura é exportado em contêineres refrigerados, com um prazo de validade de 30 dias após a chegada ao destino. Outra opção de exportação é o ovo líquido, em que a gema e a clara podem ser separadas e vendidas em caixinhas. O ovo também pode ser exportado em forma desidratada (ovo em pó).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pra você

Siga-nos

Selecione um idioma

Portugues Espanhol Frances English

Contraste

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

Categorias

Minha Conta

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.