VÍDEO | Bancada do PT de Charqueadas denuncia Corsan ao MP por constantes faltas de água
Vereadores também demonstram preocupação com uma denúncia de que haveria meta de aplicação de multas a serem cumpridas por terceirizadas da empresa
![VÍDEO | Bancada do PT de Charqueadas denuncia Corsan ao MP por constantes faltas de água](https://www.portaldenoticias.com.br/arquivos/noticias/37046/video-bancada-do-pt-de-charqueadas-denuncia-corsan-ao-mp-por-constantes-faltas-de-agua.jpg)
A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) de Charqueadas, composta pelos vereadores Patrick Vieira, Paula Ynajá e Rose Souza, protocolou uma denúncia no Ministério Público (MP) na segunda-feira (10/02), relatando as frequentes interrupções no serviço de abastecimento de água da Corsan-AEGEA.
"Somente neste final de semana, recebemos centenas de mensagens, e grande parte da cidade ficou sem água, em um calor que já é considerado histórico pelos meteorologistas", afirmam os vereadores.
A bancada também questiona, na Câmara de Vereadores, se a Corsan-AEGEA está cumprindo as metas estabelecidas no primeiro e segundo ano do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, conforme o documento assinado entre a Prefeitura e a concessionária.
Além disso, os vereadores demonstram preocupação com uma reportagem exibida pela TV Record no dia 31/01/2025, que denunciou fraude no saneamento em Canoas. Funcionários da empresa teriam revelado uma política de cumprimento de metas para a aplicação de multas em clientes, o que gerou alerta.
Assista ao vídeo do pronunciamento do vereador Patrick Vieira e reportagem da TV Record:
O que diz a Corsan
Por meio de nota, a Corsan se manifestou sobre a denúncia de fraude envolvendo equipes terceirizadas que atuam na fiscalização de hidrômetros. A companhia esclareceu que não tolera qualquer tipo de desvio de conduta e possui um programa de Integridade e Compliance que trabalha de forma independente para identificar e investigar possíveis irregularidades. A investigação interna, que já estava em andamento antes da divulgação de um vídeo nas redes sociais, foi intensificada após uma reportagem veiculada pela Rede Record no dia 30 de janeiro. A partir disso, todos os envolvidos no suposto esquema de fraude foram afastados imediatamente.
A Corsan ressaltou que a apuração segue em andamento e que os elementos encontrados serão encaminhados às autoridades competentes, como a polícia e o Ministério Público, para que as medidas legais sejam tomadas contra os responsáveis. Além disso, a Companhia informou que está realizando uma revisão completa das multas aplicadas em relação ao caso e se houver qualquer irregularidade, a situação será corrigida para não prejudicar seus clientes.
A empresa também disponibilizou diversos canais de atendimento para que os clientes que se sentirem lesados possam registrar denúncias e obter esclarecimentos.
Nota na íntegra:
"Sobre a denúncia de fraude na atuação de equipes à serviço da Corsan na atividade de fiscalização dos hidrômetros, a Companhia esclarece que:
- Não tolera qualquer desvio de conduta e, para coibir práticas irregulares, conta com um programa de Integridade e Compliance, que atua de forma independente e rigorosa para identificar e apurar denúncias, assegurando a lisura dos processos.
- A investigação interna sobre fraude na atuação dos funcionários terceiros já estava em curso antes da veiculação de vídeo nas redes sociais. A reportagem veiculada pela Rede Record na última quinta-feira, 30, trouxe novos elementos que intensificaram a apuração interna, resultando no afastamento imediato de todos os potenciais envolvidos.
- A investigação interna continua e os elementos coletados serão entregues à autoridade policial e ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas legais de responsabilização criminal contra aqueles que lesaram a companhia e seus clientes.
- A Companhia está procedendo uma revisão completa de todas as multas aplicadas relacionadas ao caso. Constatada qualquer irregularidade, será devidamente reparada de forma a não prejudicar seus clientes.
- Todo cliente que se sentir prejudicado ou quiser registrar uma denúncia tem à disposição os canais de relacionamento da Corsan: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800 646 6444."
COMENTÁRIOS