Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 12/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasil começa a produzir insumo 100% nacional para medicamento de doença autoimune

Alckmin visitou nesta segunda-feira a planta da Bionovis, em Valinhos, onde celebrou anúncio da aprovação pela Anvisa para a fabricação do insumo farmacêutico

Cadu Gomes / VPR
Brasil começa a produzir insumo 100% nacional para medicamento de doença autoimune Alckmin visitou as instalações da Bionovis
Publicidade

Na segunda-feira (10/02), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, participou do anúncio da aprovação pela Anvisa para que a Bionovis, em Valinhos (SP), produza no Brasil o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a fabricação do medicamento Infliximabe. Este é um marco importante na Política Estruturante das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), um projeto que busca a autossuficiência do país na produção de medicamentos estratégicos.

Publicidade

Com a aprovação da Anvisa, a Bionovis agora será responsável por produzir 100% do IFA necessário para a produção do Infliximabe, um medicamento usado no tratamento de doenças autoimunes, como doença de Crohn, colite ulcerativa, artrite reumatoide, espondilite anquilosante, artrite psoriásica e psoríase. O medicamento atenderá à demanda interna, com uma produção média de 260 mil frascos por ano. A produção do IFA é fruto da parceria entre a Janssen-Cilag, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Biomanguinhos/Fiocruz) e a Bionovis.

Durante sua visita à planta da Bionovis, Alckmin comemorou o avanço científico para o Brasil:

— Esse dia é histórico. Isso é um grande salto científico para o Brasil. Nós estamos aqui na Bionovis, que é uma união de quatro grandes indústrias farmacêuticas brasileiras – a EMS, a Hypera, a União Química e a Aché – e a Bionovis, constituída para um avanço na ciência, que é a produção de anticorpos monoclonais. Isso é um grande salto científico para o Brasil. Nós importamos praticamente 95% dos IFAs, que são os imunobiológicos — disse Alckmin.

Ele também ressaltou a importância das políticas públicas do governo federal para o desenvolvimento da indústria farmacêutica, como a Nova Indústria Brasil (NIB), que prevê R$ 59,2 bilhões em investimentos entre 2023 e 2026, e os investimentos do BNDES e da FINEP em pesquisa e desenvolvimento na área de saúde. A NIB tem como meta aumentar a produção nacional de medicamentos, vacinas e outros insumos de saúde, passando de 45% para 50% até 2026 e chegando a 70% até 2033.

O presidente da Bionovis, Odnir Finotti, também destacou o papel das políticas públicas para o sucesso do projeto. Ele afirmou:

— O que estamos fazendo somente foi possível por conta de uma política de estado que se insere no Complexo Industrial da Saúde. O SUS, na verdade, é o grande sustentáculo do que nós estamos fazendo aqui. A política de estado disse, quando foi feito o desafio para nós e que foi aceito por nós: façam, que o governo faz a aquisição dos produtos. E, em 2015, isso se materializou com a Bionovis chegando aqui em Valinhos — lembrou Finotti, destacando que Alckmin era o governador de São Paulo na época.

As Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) visam ampliar o acesso a medicamentos e produtos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a indústria farmacêutica nacional. Estas parcerias envolvem empresas privadas e instituições públicas, buscando promover a produção pública nacional e o desenvolvimento de novas tecnologias.

A Bionovis investiu R$ 800 milhões em infraestrutura, capacitação de recursos humanos e aquisição de tecnologia para garantir a autossuficiência do Brasil na fabricação de medicamentos biológicos de alta complexidade. A planta tem capacidade para produzir até 250 kg de proteína de medicamentos biológicos por ano e pode fabricar até dez biofármacos de alta complexidade, atendendo à demanda interna e exportando para outros países.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.