Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 12/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

VÍDEO | Incêndio atinge sede do Butiá Futebol Clube, em Butiá

Fogo começou na tarde desta segunda-feira

Reprodução
VÍDEO | Incêndio atinge sede do Butiá Futebol Clube, em Butiá Incêdio na sede do Butiá Futebol Clube
Publicidade


Na tarde desta segunda-feira (10/02), um incêndio atingiu a sede do Butiá Futebol Clube, localizada ao lado do CTG Saudades do Pago, no Centro da cidade de Butiá, na Região Carbonífera.

Publicidade

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Butiá e Minas do Leão, quando as equipes chegaram ao local o fogo já havia consumido parte da edificação. Não havia pessoas no interior do prédio e não houve feridos. As causas do incêndio serão investigadas.

Os Bombeiros Voluntários de Butiá estão sem caminhão de combate a incêndio há mais de dois meses e, hoje, contaram o apoio das empresas CRVR, com dois caminhões, Copelmi, Trier, do CBM São Jerônimo e do BV de Arroio dos Ratos.

A história do Butiá Futebol Clube
O Butiá Futebol Clube foi fundado no dia 6 de setembro de 1926, em Butiá (então distrito de São Jerônimo) e rivalizava com as três fortíssimas equipes de Arroio dos Ratos (Estrela, Brasil e Guarani) e também pelos dois de São Jerônimo (Grêmio Jeronimense e Riograndense). Existiam, ainda, o Conde Futebol Clube (Porto do Conde), Brasil Futebol Clube (Butiá) e o Atlético (Minas do Leão).

Pelos idos de 1951 ou 1952, Higino Conter, um grande jogador da década de 1940, que adorava o seu querido Butiá, assumiu a presidência e direção técnica. Começou, então, aos poucos, a remontagem daquele clube que ele acreditava ser ‘um gigante adormecido’, mas que acabou superando as suas próprias expectativas.

Quando acabou o Campeonato Jeronimense, no final de 1953, com o Butiá F. C. mais uma vez alijado, Higino Conter não se deixou abater e iniciou a montagem de uma fortíssima esquadra butiaense. Além dos bons jogadores que tinha (Arisco, Ari Galinhada, Sanguineti, Conrado, Pedro Sabugo, Baratão e Guima), somaram-se ao grupo: Aldo, Tassinho, que voltava do serviço militar, Edu, que veio do Rio de Janeiro, Niquinho, que era do Grêmio de São Jerônimo, e Nenena, do Brasil de Arroio dos Ratos. Sem esquecer, é claro, o nome de Luicito, o melhor jogador da Região Carbonífera e que era atleta do Butiá. Chegou também uma leva de ótimos jogadores vindos do Senai, vencedor do Campeonato Varzeano de 1953: Adolfo, Dante, Custódio, Zezinho, Mirim e Paulo Yugueros (eu, Paulinho). Com isso, Higino conseguiu reunir os melhores. Montou seu time dos sonhos e partiu para obter as maiores conquistas que sua equipe  poderia ter.

O Butiá F.C. barbarizou por uma década, de 1954 a 1964, sendo duas vezes o campeão estadual e quatro vezes campeão municipal dos oito campeonatos disputados em São Jerônimo.

Em 1957, 1958 e 1959, o campeonato municipal foi suspenso por falta de pagamento por parte da Liga Jeronimense para a Federação Gaúcha. Em 1960, Enobar Ferreira assumiu a presidência  da Liga Jeronimense, e o campeonato voltou a ser disputado.

Higino Conter foi presidente do Butiá F. C. de 1952 a 1954. Após, o clube foi presidido por: Samuel Goldenberg, Adão Machado, Samuel Goldenberg (novamente), Rui Saraiva, Honório Luiz Francisco (Xaxá) e Tirone Luiz Francisco, quando acabou a era de ouro do Butiá F.C.










 

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.