VÍDEO | Incêndio atinge sede do Butiá Futebol Clube, em Butiá
Fogo começou na tarde desta segunda-feira
![VÍDEO | Incêndio atinge sede do Butiá Futebol Clube, em Butiá](https://www.portaldenoticias.com.br/arquivos/noticias/37018/video-incendio-atinge-sede-do-butia-futebol-clube-em-butia.jpg)
Na tarde desta segunda-feira (10/02), um incêndio atingiu a sede do Butiá Futebol Clube, localizada ao lado do CTG Saudades do Pago, no Centro da cidade de Butiá, na Região Carbonífera.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Butiá e Minas do Leão, quando as equipes chegaram ao local o fogo já havia consumido parte da edificação. Não havia pessoas no interior do prédio e não houve feridos. As causas do incêndio serão investigadas.
Os Bombeiros Voluntários de Butiá estão sem caminhão de combate a incêndio há mais de dois meses e, hoje, contaram o apoio das empresas CRVR, com dois caminhões, Copelmi, Trier, do CBM São Jerônimo e do BV de Arroio dos Ratos.
Pelos idos de 1951 ou 1952, Higino Conter, um grande jogador da década de 1940, que adorava o seu querido Butiá, assumiu a presidência e direção técnica. Começou, então, aos poucos, a remontagem daquele clube que ele acreditava ser ‘um gigante adormecido’, mas que acabou superando as suas próprias expectativas.
Quando acabou o Campeonato Jeronimense, no final de 1953, com o Butiá F. C. mais uma vez alijado, Higino Conter não se deixou abater e iniciou a montagem de uma fortíssima esquadra butiaense. Além dos bons jogadores que tinha (Arisco, Ari Galinhada, Sanguineti, Conrado, Pedro Sabugo, Baratão e Guima), somaram-se ao grupo: Aldo, Tassinho, que voltava do serviço militar, Edu, que veio do Rio de Janeiro, Niquinho, que era do Grêmio de São Jerônimo, e Nenena, do Brasil de Arroio dos Ratos. Sem esquecer, é claro, o nome de Luicito, o melhor jogador da Região Carbonífera e que era atleta do Butiá. Chegou também uma leva de ótimos jogadores vindos do Senai, vencedor do Campeonato Varzeano de 1953: Adolfo, Dante, Custódio, Zezinho, Mirim e Paulo Yugueros (eu, Paulinho). Com isso, Higino conseguiu reunir os melhores. Montou seu time dos sonhos e partiu para obter as maiores conquistas que sua equipe poderia ter.
O Butiá F.C. barbarizou por uma década, de 1954 a 1964, sendo duas vezes o campeão estadual e quatro vezes campeão municipal dos oito campeonatos disputados em São Jerônimo.
Em 1957, 1958 e 1959, o campeonato municipal foi suspenso por falta de pagamento por parte da Liga Jeronimense para a Federação Gaúcha. Em 1960, Enobar Ferreira assumiu a presidência da Liga Jeronimense, e o campeonato voltou a ser disputado.
Higino Conter foi presidente do Butiá F. C. de 1952 a 1954. Após, o clube foi presidido por: Samuel Goldenberg, Adão Machado, Samuel Goldenberg (novamente), Rui Saraiva, Honório Luiz Francisco (Xaxá) e Tirone Luiz Francisco, quando acabou a era de ouro do Butiá F.C.
COMENTÁRIOS