Semana de extremos terá 43°C, sensação de até 50°C e muitos temporais no RS
Massa de ar quente se intensifica, com calor excessivo e temporais intensos
![Semana de extremos terá 43°C, sensação de até 50°C e muitos temporais no RS](https://www.portaldenoticias.com.br/arquivos/noticias/37016/semana-de-extremos-tera-43-deg-c-sensacao-de-ate-50-deg-c-e-muitos-temporais-no-rs.jpg)
A semana que se inicia trará extremos de temperatura e clima no Sul do Brasil, com uma onda de calor persistente que levará os termômetros a registrar de 40°C a 43°C, além de causar vários temporais. A massa de ar quente, que começou a se intensificar, trará uma sequência de calor excessivo e chuvas intensas, com risco de vendavais e granizo. Segundo a MetSul Meteorologia, a massa de ar quente é o principal destaque meteorológico para esta semana, com sua maior intensidade no começo da semana entre o Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Esta segunda-feira (10/02) marca o início do período mais crítico de calor, com muitas cidades gaúchas atingindo temperaturas de 40°C ou mais. A capital deve registrar entre 38°C e 40°C, enquanto a região Metropolitana pode ultrapassar os 40°C. Já no interior do estado, o calor será ainda mais intenso, com termômetros marcando entre 40°C e 43°C em locais como o Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales.
A terça-feira (11/02) tem tudo para ser o pior dia da onda de calor, com muitas cidades registrando temperaturas próximas ou superiores aos 40°C. Porto Alegre pode chegar a 40°C e cidades da Grande Porto Alegre podem registrar de 40°C a 41°C. Já no interior, a previsão é de temperaturas de 40°C a 43°C nas regiões do Noroeste, Oeste, Centro, Campanha e Vales. Inclusive, o Litoral Norte gaúcho pode registrar temperaturas superiores a 40°C devido a um fenômeno atmosférico que aquece a região, o que pode gerar temperaturas históricas, como a registrada em 25 de dezembro de 2012, quando Torres marcou 41,4°C.
A onda de calor deve perder força no Rio Grande do Sul na quarta-feira (12/02), quando áreas de instabilidade associadas à aproximação de uma frente fria começam a trazer chuvas e temporais. No entanto, até a chegada da frente fria, algumas regiões ainda podem registrar temperaturas superiores a 35°C. A previsão é de que uma frente fria traga alívio com chuvas mais generalizadas e queda de temperaturas a partir de quinta-feira (13/02).
Vale lembrar que as previsões de temperatura consideram o ar circulante a 1,5 metros de altura, em áreas verdes e sem interferências urbanas. Nas cidades, devido ao fenômeno de ilha de calor, os valores podem ser ainda mais elevados. Entre segunda e quarta-feira, a sensação térmica pode superar os 50°C em algumas áreas.
Temporais
Além do calor intenso, a semana também será marcada por uma grande quantidade de temporais, que podem ser especialmente severos no Sul. A convecção atmosférica, favorecida pelo calor excessivo, vai gerar tempestades isoladas com chuvas intensas, ventos fortes e granizo, com o maior risco para o Rio Grande do Sul. A previsão é de que os temporais se intensifiquem na terça e quarta-feira, principalmente nas Metades Sul e Leste do estado, com tempestades severas e possibilidade de danos causados por ventos fortes e granizo.
No final da quarta-feira e durante a quinta-feira, a chegada de uma frente fria aumenta a instabilidade e intensifica os temporais, com risco de chuvas localmente intensas. Mesmo com a frente fria, a umidade e o calor persistirão, mantendo o risco de episódios de chuva forte e temporais até o final da semana, com destaque para a sexta e o sábado (14 e 15/02).
O clima extremo será uma constante até o final da semana, com calor extremo e riscos de temporais severos. A população deve se manter atenta às orientações das autoridades de segurança.
COMENTÁRIOS