VÍDEO | PT lamenta derrota de projeto para instituir Tribuna Popular na Câmara de Charqueadas
Objetivo era possibilitar a participação de representantes de entidades da sociedade civil e ex-parlamentares em um espaço de 15 minutos para falar de assuntos de interesse público
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) de Charqueadas, composta pelas vereadoras Paula Ynajá e Rose Souza e pelo vereador Patrick Vieira, expressou seu pesar pela derrota do projeto que visava instituir a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores do município, localizado na Região Carbonífera.
A proposta, apresentada na sessão desta terça-feira (4/02), foi rejeitada pela maioria dos vereadores, com 8 votos contrários e 4 favoráveis (dos membros da Bancada do PT e do vereador Claudio Carteiro, do PDT).
O projeto de lei tinha como objetivo alterar o Regimento Interno da Câmara, acrescentando uma seção que permitiria a participação de representantes de entidades da sociedade civil e ex-parlamentares na tribuna da Casa Legislativa.
“A Tribuna Popular seria um espaço democrático para que esses atores pudessem se manifestar sobre temas de interesse público, com direito a até 15 minutos de fala nas primeiras sessões ordinárias de cada mês”, afirmou uma nota publicada pela bancada.
Em comparação, a Câmara de Vereadores de São Jerônimo já possui a Tribuna Popular, instituída há anos durante o mandato do então vereador Claudiomar Farias (PDT), funcionando de maneira semelhante à proposta do PT de Charqueadas, que foi rejeitada na sessão de hoje.
ASSISTA AO VÍDEO:
COMENTÁRIOS