Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 05/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Temperatura ultrapassa 40°C já pela manhã em dia de calor extremo no RS

Termômetros podem ultrapassar os 43°C na tarde desta terça-feira

Alex Rocha / PMPA / Divulgação
Temperatura ultrapassa 40°C já pela manhã em dia de calor extremo no RS De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura em Quaraí, no Oeste, já atingia 40,3°C às 11h
Publicidade

O Rio Grande do Sul enfrenta nesta terça-feira (4/02) um dia de calor extremo, com temperaturas escaldantes em diversas regiões do estado. A marca de 40°C foi superada ainda pela manhã no Oeste gaúcho, o que é um fenômeno raro para a climatologia local.

Publicidade

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura em Quaraí, no Oeste, já atingia 40,3°C às 11h. Este tipo de temperatura antes do meio-dia é extremamente incomum no estado. No domingo, a temperatura máxima registrada em Quaraí foi de 39,1°C. No dia anterior, a mesma cidade atingiu 42,5°C durante a tarde, a maior temperatura do Brasil registrada em 2025 até o momento. Esse recorde superou o anterior de 42,4°C, também registrado em Quaraí, no dia 23 de janeiro, e o de 42,1°C em Porto Murtinho (MS) no dia 17 de janeiro.

A tarde desta terça-feira promete ser ainda mais tórrida, com temperaturas que podem alcançar de 42°C a 43°C à sombra em algumas cidades. Diversas localidades do estado, especialmente no Oeste, enfrentarão condições de calor extremo, com temperaturas variando entre 40°C e 43°C, colocando milhões de gaúchos sob um clima escaldante.

As regiões de Quaraí, Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Alegrete, Maçambará e São Borja serão as mais afetadas, com níveis de calor raramente observados no estado. A Grande Porto Alegre também registrará um calor excessivo, com temperaturas entre 35°C e 37°C, podendo chegar até 38°C a 39°C em algumas áreas, devido à ilha de calor urbano.

Hoje, a região Oeste será a mais quente, com máximas entre 40°C e 43°C em grande parte das cidades. A previsão é de que o calor persista, colocando o estado em um cenário de temperaturas históricas para o mês de fevereiro.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.