Calor se intensifica nesta terça-feira no Rio Grande do Sul
Confira a previsão do tempo para o Estado e Região Carbonífera
Esta terça-feira (4/02) será de tempo firme e muito calor no Rio Grande do Sul. Segundo a Sala de Situação da Sema/RS, o dia já deve iniciar com altas temperaturas em áreas do Oeste, Centro e Campanha gaúcha, com mínimas que ficarão entre 25°C e 27°C, e entre 20°C e 24°C nas demais localidades. As temperaturas máximas devem subir de maneira acentuada, alcançando valores entre 30°C e 43°C, na metade Oeste do Estado, Vales, parte do Sul, Costa Doce, parte do Nordeste e Região Metropolitana, causando sensação de calor Intenso. A umidade relativa do ar segue baixa, variando entre 20% e 30%. A tarde e início da noite, instabilidades isoladas com chuva moderada, acompanhadas de raios devem atuar no Nordeste, Norte e no Sul.
Na Região Carbonífera, a previsão para terça-feira é de sol com algumas nuvens e muito calor. As temperaturas variam entre 22°C e 36°C.
Na quarta-feira (5/02), o tempo segue quente e estável no Rio Grande do Sul. A onda de calor seguirá atuando em boa parte do território gaúcho, mantendo as temperaturas elevadas. Pela manhã, as mínimas ficarão entre 20°C e 30°C, e à tarde, as máximas poderão variar de 29°C e 42°C. A umidade relativa do ar atingirá níveis de atenção, ficando abaixo dos 30%. Há possibilidade de eventuais chuviscos/chuva fraca no Nordeste, Norte, Noroeste, parte do Centro e Sul, devido ao sistema de baixa pressão sobre a Argentina.
Na Região Carbonífera, a previsão é de mais um dia de sol com algumas nuvens e muito calor. Noite com poucas nuvens. As temperaturas variam entre 23°C e 35°C.
A tendência é que, a partir da madrugada de quinta-feira (6/02), as instabilidades retornem ao Estado, e devem se espalhar para todas as regiões ao longo do dia, devido ao avanço de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão. As instabilidades trazem chuva moderada a pontualmente forte, acompanhadas de descargas elétricas, temporais isolados e eventual queda de granizo. Os acumulados de precipitação devem variar entre 20 e 50 mm/dia. Além disso, as rajadas de vento devem ficar entre 50 e 70 km/h associadas às instabilidades. As temperaturas mínimas variam entre 20°C e 25°C, e as máximas ficam em torno de 24°C e 35°C.
COMENTÁRIOS