Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 03/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

MEC lança guias para orientar o uso de celulares na escola

Materiais têm orientações sobre o uso equilibrado e consciente de celulares no ambiente escolar

Banco de Imagens / Agência Brasil
MEC lança guias para orientar o uso de celulares na escola Os guias buscam conscientizar sobre uso responsável de dispositivos digitais e apresentam estratégias e diretrizes para apoiar a implementação da nova legislação
Publicidade

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou dois guias práticos sobre o uso equilibrado e consciente de celulares nas escolas. Os materiais fazem parte de uma coleção digital publicada na plataforma MEC RED e foram desenvolvidos para apoiar a implementação da nova legislação sobre o tema. Um guia é voltado para as escolas de todo o País e o outro para as redes de educação. O lançamento ocorreu durante o webinário “Por que discutir o uso de celulares nas escolas? Reflexões e estratégias para um uso consciente”, transmitido pelos canais do MEC e do Conviva Educação no YouTube.

Publicidade

Os guias têm como objetivo conscientizar sobre o uso responsável de dispositivos digitais, apresentando estratégias e diretrizes para a implementação da legislação, além de orientações práticas sobre os desafios, oportunidades e estratégias para o uso pedagógico e consciente dos celulares no ambiente escolar.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a restrição do uso de celulares visa alertar a população sobre os impactos negativos do uso excessivo desses aparelhos na aprendizagem e na qualidade de vida das pessoas. Ele enfatizou que o objetivo não é proibir o uso dos dispositivos, mas sim garantir que as escolas permaneçam como ambientes de aprendizagem e interação, com uso restrito de ferramentas eletrônicas.

A Lei nº 15.100/2025, sancionada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante as aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A restrição não se aplica ao uso pedagógico dos dispositivos e permite exceções apenas em casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também garante o uso desses aparelhos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou direitos fundamentais.

Veja o guia para escolas e o guia para as redes.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.