Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 03/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Líder do Republicanos-PB, apoiado por Arthur Lira, assume a presidência com 35 anos e é o mais jovem da história

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (D) obteve 444 votos e foi eleito em primeiro turno
Publicidade

Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, neste sábado (1º/02), presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2027, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo na história da Casa, com apenas 35 anos.

Publicidade

Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.

Com o apoio decisivo de Arthur Lira (PP-AL), que foi o principal fiador de sua candidatura, Hugo chegou ao cargo sem grandes adversários. Na votação, ele obteve 444 votos dos 513 deputados, enquanto seus principais concorrentes, Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), receberam 31 e 22 votos, respectivamente. Dois votos foram em branco. A eleição já parecia decidida antes mesmo do anúncio oficial, dado o amplo apoio de praticamente todos os partidos da Câmara.
Sucessão conduzida por Lira

A vitória de Hugo Motta também marca um momento histórico, pois ele se torna o primeiro presidente da Câmara, desde a redemocratização, a ser escolhido e eleito diretamente pelo presidente da Casa anterior. Arthur Lira, que encerra seu mandato de quatro anos, foi fundamental para garantir a eleição de Hugo, articulando acordos e conversas que asseguraram a ampla base de apoio ao novo presidente.

Com o resultado, Hugo assume o cargo em um cenário político desafiador, com a missão de conciliar os interesses de uma base que vai do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro. No dia seguinte à sua eleição, o novo presidente se reuniu com figuras de peso, como o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, demonstrando sua habilidade em manter diálogos com diferentes espectros políticos.

Perfil conciliador e desafios à vista

Descrito como um político habilidoso nas negociações e com forte atuação nos bastidores, Hugo Motta é visto como alguém com perfil conciliador e sereno. Embora tenha se aproximado de figuras influentes do centrão, como Lira e o ex-deputado Eduardo Cunha, ele também tem laços com ministros do governo, como Renan Filho (Transportes) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). A expectativa é de que, com sua eleição, as relações da Câmara com o governo federal melhorem, principalmente no que diz respeito às pautas econômicas.

Entre os principais desafios do novo presidente, está a negociação em torno do pagamento das emendas parlamentares, um tema que tem gerado tensões no Congresso. Aliados de Hugo apostam na sua capacidade de diálogo, incluindo com o STF, para resolver impasses sem prejudicar os interesses dos deputados.

Além disso, Hugo Motta tem se comprometido a revitalizar o plenário da Casa, com debates mais profundos e uma maior previsibilidade nas pautas de votação. Ele também quer fortalecer as comissões temáticas e reduzir o uso de requerimentos de urgência, que muitas vezes são usados para evitar a análise aprofundada dos projetos nas comissões.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.