Confira as últimas projeções de chuva para o Rio Grande do Sul
Atualizações de previsão foram divulgadas na madrugada desta sexta-feira (24/01)
A chuva está de volta ao Rio Grande do Sul, com volumes elevados em algumas regiões, especialmente no Oeste, Noroeste e Norte do estado, e a previsão é que continue ao longo dos próximos dias. Até o final da madrugada de sexta-feira (24/01), as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicaram acumulados de até 48 mm em Erechim, 40 mm em São Borja e 34 mm em Soledade. Já a rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) registrou 71 mm em Erechim e 31 mm em São Borja, entre outros pontos. As informações são da MetSul Meteorologia.
Essa chuva chega em boa hora, já que várias áreas do Oeste e Centro do estado enfrentam seca severa, com perdas significativas nas lavouras de milho e soja. Algumas cidades já declararam situação de emergência devido à estiagem. A boa notícia é que a chuva continuará se espalhando, atingindo também áreas que ainda não registraram precipitação, como o Sul e Leste do estado.
Para esta sexta-feira (24/01), a previsão é de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade na tarde e noite. Em algumas localidades, a chuva pode ser forte e concentrada, com volumes elevados. No sábado (25/01), a instabilidade permanece, mas a chuva será mais concentrada na Metade Norte, com possibilidade de fortes precipitações, especialmente no Noroeste e Norte. O domingo (26/01) deve ter menos chuva, com pancadas isoladas, principalmente no Norte do estado.
Na segunda-feira (27/01), a previsão é de novo aumento da instabilidade, com chuva predominando no Oeste, Centro, Campanha e Noroeste. Já na terça-feira (28/01), a chuva deve afetar a maior parte do estado, exceto nas regiões mais ao Sul e na fronteira com o Uruguai, onde pode não chover.
Os modelos numéricos indicam que os próximos dias terão precipitações irregulares no Rio Grande do Sul, com volumes significativos no Norte e Oeste do estado, enquanto áreas do Sul e Leste devem ter chuvas mais escassas.
Alerta para temporal e chuva volumosa
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos que abrangem áreas do Rio Grande do Sul. Eles são válidos até as 10h desta sexta-feira (24/01). Os três avisos são para tempestade e chuva volumosa na maior parte do Estado.
Dos avisos, o mais severo — de classificação laranja —, é válido até as 10h desta sexta e indica perigo de tempestade, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, ventos intensos e queda de granizo em municípios das regiões Norte, Noroeste e Fronteira Oeste gaúcha.
Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos nestas regiões, conforme o Inmet. O aviso também é válido para cidades de Santa Catarina e do Paraná e indica ventos que podem chegar à velocidade de até 100 km/h.
Os outros dois alertas, de classificação amarela, indicam perigo potencial para a maior parte do Estado, sendo um deles válido somente para as regiões Norte, Noroeste e Fronteira.
O segundo alerta amarelo, com vigência até a manhã desta sexta-feira, é válido para as regiões do Vale do Sinos, a Região Central, o Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra, além de partes do Sul gaúcho e da Campanha.
Os dois avisos indicam chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50mm em um dia, além de ventos intensos que variam de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Nestes casos, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, o risco de corte de energia elétrica, assim como estragos em plantações, é considerado baixo.
Porém, os alertas também consideram o potencial perigo para queda de galhos de árvores e de alagamentos.
COMENTÁRIOS