Fim de semana terá instabilidade e onda de calor no RS
Confira a previsão do tempo para o Estado e Região Carbonífera
No sábado (18/01), segue com possibilidade de pancadas isoladas de chuva de intensidade fraca a moderada na metade Leste do Estado. Além disso, instabilidades isoladas devem atuar no extremo Oeste, acompanhadas de trovoadas. Os acumulados de precipitação ficam abaixo dos 15 mm/dia.
Áreas das Missões e da Fronteira Oeste seguem com destaque para as altas temperaturas e tempo mais aberto. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a ocorrência de onda de calor. As temperaturas mínimas ficam entre 17°C e 25°C, enquanto as máximas estarão ainda mais elevadas em comparação aos dias anteriores, variando em torno de 29°C e 42°C.
Na Região Carbonífera, a previsão do tempo para sábado é de sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade. Os termômetros na região variam entre 22°C e 33°C.
No domingo (19/01), é alto o risco para temporais em diversos pontos, especialmente em municípios localizados entre a Campanha gaúcha e o extremo Sul do Estado. Ao longo do dia, novas instabilidades avançam em parte do Rio Grande do Sul, devido a uma área de baixa pressão que se desloca sobre o Estado. As instabilidades irão atuar no Oeste, Campanha, Sul, Centro, Missões, Noroeste e Nordeste, com pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas e temporais pontuais. Os volumes de precipitação variam de 15 a 30 mm/dia, podendo alcançar até 50 mm/dia em pontos isolados. As rajadas de vento deverão atingir até 80 km/h junto às instabilidades. As temperaturas mínimas ficam entre 18°C e 23°C, enquanto as máximas ficam em torno de 22°C e 39°C. Na Região Carbonífera, a previsão do tempo para domingo é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Os termômetros na região variam entre 21°C e 32°C.
A tendência é que, na segunda-feira (20/01), a área de baixa pressão siga se deslocando para o Oceano, trazendo temporais intensos com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo em grande parte do território gaúcho. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia, na Campanha, Costa Doce, Centro, Vales, Região Metropolitana, Norte, Nordeste e Litoral Médio e Norte. No Sul, os acumulados devem ser maiores, ficando entre 50 e 80 mm/dia, com pontuais em torno de 100 mm/dia. As rajadas de vento serão intensas, entre 60 e 80 km/h, podendo atingir pontualmente os 100 km/h associadas às instabilidades. Na Região Carbonífera, a previsão do tempo para segunda-feira é de sol com algumas nuvens e chuva passageira. À noite, muitas nuvens, mas com tempo firme. As temperaturas variam entre 22°C e 30°C.
COMENTÁRIOS