Sindimetal vence processo coletivo milionário contra a Gerdau e ‘repara injustiça’
Sindicato convoca quem trabalhou na empresa no regime de turnos, no período de outubro de 2005 a junho de 2016, para agendar atendimento e apresentar documentos
O Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas está convocando todos os trabalhadores que exerceram atividades em regime de turno na empresa Gerdau, no período entre 2005 e 2016. O processo trata da diferença do adicional noturno, no qual, após 15 anos de disputa judicial, foi reconhecido o direito dos trabalhadores sobre essa diferença. A Gerdau realizou um depósito referente à parte incontroversa, que considera devida, no valor aproximado de R$ 9 milhões, que serão injetados na economia após o pagamento aos trabalhadores.
Com isso, o sindicato solicita que todos os trabalhadores compareçam à sua sede, a partir de terça-feira (21/01), para agendar a data da homologação de cada processo individual. Informações adicionais estão disponíveis ao final da matéria.
De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, “o processo repara a injustiça de mais de 3.000 trabalhadores no município de Charqueadas”. O sindicato também destaca que o caso ainda não foi encerrado, havendo discussões em andamento sobre questões como a prescrição e o direito de inclusão de mais trabalhadores atualmente fora do processo.
O diretor sindical Márcio Rosa (Duplex) enfatizou que o objetivo do sindicato foi apenas corrigir uma injustiça.
— O Sindicato sempre prioriza o diálogo, mas quando não se tem êxito, o caminho é o da Justiça. Essa é uma vitória que o sindicato dedica à memória do ex-presidente Jorge Luiz Silveira de Carvalho (Luizão), que sempre lutou para que as injustiças fossem reparadas — afirmou Rosa.
Quem tem direito e como proceder
Têm direito ao benefício os trabalhadores e ex-trabalhadores da unidade da Gerdau em Charqueadas que atuaram em turnos de revezamento, entre outubro de 2005 e junho de 2016.
A partir do dia 21/01, o sindicato estará realizando o agendamento para cadastro de informações e documentos relativos ao processo. Assim, aqueles que trabalharam no período mencionado devem comparecer à sede do Sindimetal, no horário das 8h30 às 12h e das 13h às 17h15.
Os interessados devem apresentar documento de identificação com foto (RG ou CNH) para realizar o agendamento. O sindicato reforça que, por questões de segurança e proteção de dados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as informações só serão fornecidas presencialmente mediante apresentação do documento original. Informações por telefone, WhatsApp ou outros meios não serão fornecidas.
LEIA O COMUNICADO DO SINDIMETAL NA ÍNTEGRA
“ATENÇÃO: Importante Comunicado
Tema: Agendamento para cadastro de informações e documentos do processo coletivo adicional noturno – Gerdau
Atenção TRABALHADORES e EX-TRABALHADORES DA GERDAU, unidade Charqueadas, que trabalharam em turnos de revezamento, no período de outubro de 2005 até junho de 2016.
Solicitamos o comparecimento à sede do Sindicato, a partir do dia 21/01/2025 (das 08:30 até 12:00 e das 13:00 até 17:15), munidos de documento de identificação com foto (RG ou CNH), para agendamento de atendimento sobre o processo coletivo.
Se você se enquadra nos requisitos acima, compareça!
Obs: Por questões de segurança e resguardo das informações (LGPD), o trabalhador(a) deverá comparecer munido de documento de identidade (RG) ou CNH original.
Não serão repassadas informações por telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio.”
COMENTÁRIOS