Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 18/01/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

VÍDEO | ‘A gente não tem vida’, diz esposa de paciente de hemodiálise

Em breve, Hospital Regional de São Jerônimo implantará o serviço e será referência para toda a Região Carbonífera

Alina Souza / SES
VÍDEO | ‘A gente não tem vida’, diz esposa de paciente de hemodiálise Arita Bergmann, Sonia Gobe e Everton Meyer
Publicidade

Publicidade

Na terça-feira (14/01), durante ato de assinatura de convênio entre o Governo do Rio Grande do Sul e o Hospital Regional de São Jerônimo para obras de adequação para implantação do serviço de hemodiálise, um relato emocionou todos os participantes da cerimônia.

Sonia Cristina Alves Gobe, esposa de Jorge Luís Gobe, foi convidada a dar seu depoimento sobre a importância do serviço de hemodiálise estar mais próximo dos pacientes da região, beneficiando pacientes de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo. Jorge Luís faz o tratamento três vezes por semana, em Santa Cruz do Sul.

— É sofrido esse tratamento. Só quem passa por esse tratamento, e o familiar está junto, sabe o quanto é sofrido. Tendo essa hemodiálise aqui no Hospital de São Jerônimo vai facilitar para todos, porque é sofrido demais. A gente não tem vida e eles pior ainda, porque eles vêm debilitados. O meu marido iniciou o tratamento faz dois anos e nunca deixei ele sozinho. É importante a família estar sempre junto — disse. — Meu marido disse assim: “eu preferia morrer”, mas eu disse “Não! Nós vamos fazer o tratamento e tu vai conseguir o teu transplante de rim” — relatou emocionada.

O convênio

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), assinou nesta terça-feira (14/01) convênio com o Hospital Regional de São Jerônimo (HRSJ) para a adequação do serviço de hemodiálise. O investimento estadual na obra será de R$ 1,1 milhão e permitirá o atendimento a cerca de 80 pacientes por mês. A obra – em uma área de 280 metros quadrados – contará ainda com uma contrapartida de R$ 415 mil por parte da entidade. Após a conclusão da obra, o Estado também repassará os recursos para aquisição dos equipamentos de hemodiálise.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.