Rio Grande do Sul terá mais de 15,3 mil vagas no Sisu 2025
Levantamento do Portal Nacional da Educação foi divulgado nesta terça-feira
O Rio Grande do Sul terá 15.331 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), distribuídas entre oito instituições federais de ensino. O levantamento foi divulgado pelo Portal Nacional da Educação nesta terça-feira (7/01). O Edital nº 35/2024, que oficializa o cronograma e os critérios do processo seletivo de 2025 do Sisu, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 26 de dezembro do ano passado.
Vagas para o Rio Grande do Sul
Nome da Instituição | Vagas
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul | 1.718
- Universidade Federal de Pelotas | 3.528
- Universidade Federal de Santa Maria | 3.528
- Universidade Federal do Rio Grande | 2.484
- Universidade Federal da Fronteira Sul | 902
- Instituto Federal Sul-rio-grandense | 471
- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre | 650
- Universidade Federal do Pampa | 2.050
Total de Vagas | 15.331
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 17 a 21 de janeiro de 2025. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.
Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. A inscrição é vedada para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, quem fez o exame para fins de autoavaliação antes de concluir o ensino médio.
Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas oferecidas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto para os primeiros e segundos semestres de 2025, conforme os termos de adesão assinados pelas instituições públicas de ensino superior que aderiram a essa edição da seleção unificada. O candidato não poderá escolher o semestre de ingresso, pois isso dependerá de sua classificação no curso pretendido.
Classificação
Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados conforme o seu desempenho no Enem 2024, inicialmente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, haverá a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos que realmente necessitam de políticas compensatórias para acessar o ensino superior.
A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lista de espera
A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.
Cronograma completo do Sisu
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.Agora o texto está completo, com a parte final do cronograma do Sisu devidamente incluída. Se precisar de mais alguma correção ou adição, estou à disposição!
COMENTÁRIOS