Gremistas charqueadenses realizaram almoço no Iate Campestre
Evento de final de ano do Consulado do Grêmio de Charqueadas foi marcante, relembrando as vitórias, tristezas e superações de 2024
No sábado, dia 14, os torcedores gremistas charqueadenses finalizaram as atividades de 2024 durante almoço realizado no Iate Campestre Clube, no Passo da Cruz, quase na divisa entre Charqueadas e São Jerônimo. Um ano tenso, com as enchentes de maio que em muito fustigaram a Arena Grêmio, em Porto Alegre, e também a Região Carbonífera. Contudo, foi um ano de feitos e sem grandes percalços no futebol do Tricolor.
Num breve retrospecto do ano que termina e que, principalmente, marcou os 15 anos de existência do Espaço Tricolor José Luis Cunha Costa (Passo Fundo, saudoso dirigente consular entre os anos 1970 - 80, falecido em agosto de 2006) e, também, os 120 anos do primeiro título gremista (o Wanderpreis de 6 de março de 1904 - vide matéria 120 anos do primeiro título), o Consulado do Grêmio em Charqueadas teve motivos para comemorar. No dia 25 de março um grande evento foi realizado na Arena a fim de marcar o lançamento do uniforme do Imortal para 2024, com campanha publicitária que incluiu um inesquecível curta-metragem estrelado pelo zagueiro Walter Kannemann. Neste evento foi destacado que, pela primeira vez na história de um clube de futebol, torcedores foram convocados, através de uma seleção, para contribuir para a concepção do uniforme, sendo que, dentre os dez contemplados, estava o professor de Educação Física charqueadense Pedro Goulart Rocha, sócio do Consulado. Assim, o uniforme usado no heptacampeonato gaúcho teve o dedo de um tricolor charqueadense em sua confecção (vide texto Charqueadense participou da criação do novo uniforme do Tricolor).
E esse título, obtido na vitória de 3x1 contra o Juventude na Arena no dia 2 de abril, foi um marco na história gremista: foi a segunda vez que o Grêmio chegou a tal conquista, sendo a anterior selada no distante 1968. O pessoal do Consulado de Charqueadas, como sempre, fez excursão para o jogo que terminou por ser o do último título da era Geromel-Kannemann, dupla de zaga vitoriosa desde 2016. Entretanto, um ano que se mostrava em boa perspectiva foi alterado pelas enchentes de maio, que, além de atingir fortemente o estádio, devastou a vila em seu entorno, criando muitas dificuldades para o Brasileirão.
Como citamos acima, em 4 de setembro o Espaço Passo Fundo completou 15 anos, o que foi muito lembrado neste almoço do dia 14 de dezembro. O jornal Portal de Notícias publicou uma matéria contanto a história do Consulado e do espaço Passo Fundo, no dia 5 de setembro: O aniversário da sede do Grêmio em Charqueadas. No mesmo mês, poucos dias após esse efeméride, uma nota triste: dia 12 de setembro falece o senhor Walter Oliveira, de 93 anos, torcedor gremista de Charqueadas que esteve presente na inauguração do Olímpico, em 1954 (vide texto Walter Oliveira, 1930 - 2024).
Por tudo isso acima, o almoço de final de ano do Consulado do Grêmio de Charqueadas foi marcante, relembrando as vitórias, tristezas e superações de 2024. Recebidos pelo cônsul José Luis Pedreira da Cunha e sua equipe (imagem acima, onde Cunha é o de mãos na cintura, ao centro; e abaixo, no detalhe), foi feita a homenagem a sócios que, nesses quinze anos, estiveram presentes nas atividades do consulado, além do sorteio de brindes. O jeronimense João Campos Lima (no detalhe, abaixo), autor do livro Onde o Grêmio estiver, esteve presente, dando autógrafos em sua obra.
Abaixo, as imagens do evento gremista charqueadense.
COMENTÁRIOS