WhatsApp adiciona botão para informar chave Pix no perfil
Objetivo é economizar o tempo gasto com a pergunta "qual é o seu Pix?"
Nesta quinta-feira (19), o WhatsApp começou a permitir que seus usuários adicionem a chave Pix ao perfil, conforme anunciado pela Meta, proprietária do aplicativo de mensagens. O intuito da novidade é facilitar a troca de informações, economizando o tempo gasto com a pergunta "qual é o seu Pix?".
O novo recurso consiste em um botão que ficará localizado abaixo da foto do perfil. Assim, ao realizar uma transferência, será possível obter a chave Pix do usuário com um simples clique. A funcionalidade será disponibilizada de forma gradual até o final de janeiro, o que significa que, inicialmente, apenas parte dos usuários terá acesso.
A funcionalidade já estava disponível no WhatsApp Business (versão voltada para empresas) desde junho, e agora está sendo liberada para todos os usuários do aplicativo.
Como adicionar a chave Pix
Para adicionar a chave Pix ao perfil, o usuário deve:
- Clicar no ícone de anexar arquivos ou imagens
- Selecionar a opção "Pix"
- Preencher os dados necessários, como nome, tipo de chave (celular, CPF, etc.) e o código da chave.
A Meta afirmou que essa integração será especialmente útil para prestadores de serviços e freelancers que recebem pagamentos de diferentes fontes, além de facilitar as transferências entre amigos e familiares.
Configuração e privacidade
A ativação do recurso é opcional. Os usuários poderão decidir quem terá acesso à sua chave Pix, podendo restringir o acesso apenas aos contatos salvos, por exemplo. Também será possível enviar a chave Pix como se fosse um documento, com um clique no botão correspondente.
WhatsApp Pay e outros recursos de pagamento
Além do Pix, o WhatsApp conta com uma ferramenta de pagamentos integrada, o WhatsApp Pay. No entanto, essa funcionalidade não usa Pix, mas sim cartões de crédito, débito e pré-pagos, funcionando como uma maquininha de cartões.
Para usar o WhatsApp Pay, o usuário precisa se cadastrar, informando nome, CPF e endereço, além de adicionar um cartão de crédito, pré-pago ou débito, desde que a instituição financeira seja parceira da Meta.
Bancos e bandeiras habilitadas:
- Banco BRB: Cartão de débito Mastercard
- Banco do Brasil: Visa
- Banco Inter: Mastercard
- Bradesco: Visa
- BTG+: Mastercard
- Caixa: Cartão de débito virtual Visa (disponível para quem tem conta na Caixa)
- Itaú: Cartões de débito Mastercard e Visa
- Mercado Pago: Visa
- Neon: Visa
- Next: Visa
- Nubank: Mastercard
- Santander: Mastercard e Visa
- Sicoob: Mastercard
- Sicredi: Mastercard e Visa
- Woop (Sicredi): Visa
Vale lembrar que, para receber pagamentos via WhatsApp Pay, é necessário ter uma conta corporativa registrada.
COMENTÁRIOS