Publicidade

Governo do Estado entrega 30 moradias temporárias em São Jerônimo

Ação possibilitou a desativação do último abrigo do município, além de oferecer mais conforto para que as famílias aguardem as casas definitivas

Rodrigo Ziebell / Ascom GVG
Governo do Estado entrega 30 moradias temporárias em São Jerônimo A entrega foi realizada pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo titular da Sehab, Carlos Gomes
Publicidade

A sexta entrega de casas temporárias para atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul ocorreu nesta terça-feira (17/12), no bairro Padre Reus (Vila do Irga), em São Jerônimo, na Região Carbonífera. O município recebeu 30 módulos habitacionais temporários, totalizando 242 entregues até agora em todo o estado. A entrega foi realizada pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes. Operacionalizada pela Sehab, a ação possibilitou a desativação do último abrigo do município, além de oferecer mais conforto para que as famílias aguardem as casas definitivas.

Publicidade

O vice-governador falou sobre as etapas que precisam ser cumpridas para a construção de casas definitivas para as famílias atingidas pelas enchentes, tais como escolha do terreno, licenças ambientais, saneamento básico, fornecimento de energia elétrica e de água. Por isso, as casas temporárias são fundamentais para oferecer estrutura adequada para um acolhimento individualizado de forma mais ágil.

— A palavra de ordem aqui é dignidade. Quando ocorreu mais essa enchente, o governador Eduardo Leite me disse que tínhamos que dar mais dignidade às pessoas que perderam suas casas. E as residências temporárias, entregues hoje, cumprem exatamente esse papel. São uma alternativa provisória, mas um grande avanço antes de conseguirmos entregar as casas definitivas — explicou Gabriel.


“A palavra de ordem aqui é dignidade", destacou o vice-governador - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

As moradias temporárias integram o programa A Casa é Sua – Calamidade, que tem o objetivo de promover a política habitacional de emergência atuando em três frentes: casas temporárias, que são ocupadas pelas famílias enquanto aguardam as casas definitivas; casas definitivas; e doação de casas por empresas parceiras.

Carlos Gomes destacou o empenho e a orientação do governador Eduardo Leite para que, no menor tempo possível, mais famílias atingidas pelos eventos de maio sejam atendidas com locais dignos de moradia.

— Esse modelo foi escolhido pela alta qualidade que possuem. Estamos aqui para demonstrar nossa capacidade de dar a volta por cima e mostrar que nenhuma dificuldade é tão grande que não possa ser superada pelo trabalho de todos nós juntos. O governo do Estado esteve ao lado das famílias no resgate, no abrigamento e segue agora na etapa do recomeço. Vocês nunca estiveram e nunca estarão sozinhos — disse o titular da Sehab.

O prefeito de São Jerônimo, Evandro Agir Heberle, parabenizou o governo do Estado pela forma como vem atuando na reconstrução do Rio Grande do Sul após os eventos meteorológicos de maio.

— Essa é uma pequena parte de tudo o que o governador Eduardo Leite tem feito para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Estamos em um dos primeiros grandes passos na reconstrução habitacional do nosso município. Hoje é um dia muito feliz para mim, porque estamos proporcionando um Natal melhor a todas essas famílias — afirmou.

Pela proximidade das festividades natalinas, todas as crianças das famílias que habitarão os módulos receberam brinquedos doados pelo projeto Mulheres e Crianças de Canoas.


Projeto Mulheres e Crianças de Canoas doou brinquedos para todas as crianças das famílias que habitarão os módulos temporários - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

As ações fazem parte do Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Estado, que visa planejar, coordenar e executar ações para enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais da enchente histórica. A medida integra também o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), como política permanente para atuação em casos de emergências, calamidades e desastres.

Já foram entregues moradias temporárias em Encantado (30), Cruzeiro do Sul (28), Estrela (86), Triunfo (48) e Rio Pardo (20). As próximas entregas devem ser realizadas Arroio do Meio (40) e novamente em Cruzeiro do Sul (35) e Encantado (50), municípios que viabilizaram novos locais para a instalação dos módulos.


Cada unidade possui 27m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Ao todo, serão 500 casas desse modelo, com um investimento de R$ 66,7 milhões do Estado. O Executivo estadual também está investindo R$ 58,7 milhões na construção de 422 casas definitivas em 11 municípios.

Sobre os módulos

O método de construção temporária é de fácil transporte e instalação. As casas chegam prontas da fábrica ao local onde serão colocadas. A inserção no terreno requer apenas a colocação de algumas sapatas de nivelamento (um tipo de fundação) e a execução de conexões das redes de água, esgoto e energia elétrica – de responsabilidade da prefeitura. Por dispensar a construção no local, os módulos são ambientalmente sustentáveis, pois não geram resíduos de obra e possibilitam uma economia de oito vezes menos água em comparação com métodos tradicionais.


Módulos habitacionais ficam incorporados ao acervo do Estado e poderão ser reutilizados futuramente - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

Além disso, os módulos ficam incorporados ao acervo do Estado e poderão ser reutilizados por várias vezes em outras situações em que se fizerem necessários, depois que as famílias já tiverem sido transferidas para moradias definitivas. Cada unidade possui 27m² e é composta por dormitório, sala e cozinha conjugadas e banheiro, além de possuírem mobiliário sob medida e eletrodomésticos de linha branca. A estrutura de aço galvanizado e concreto ganhou elementos que garantem resistência e conforto para os moradores.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pra você

Siga-nos

Selecione um idioma

Portugues Espanhol Frances English

Contraste

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

Categorias

Minha Conta

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.