Corsan é multada por deixar município sem abastecimento de água
Desabastecimentos geram reclamações dos moradores que alegam que o problema é recorrente. Prefeito de Estância Velha endurece discurso por solução
A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) foi multada em R$ 80 mil devido ao desabastecimento de água em Estância Velha, com quatro multas de R$ 20 mil aplicadas pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan). O prefeito Diego Francisco procurou a agência após moradores reclamarem da falta de água, especialmente em bairros como União, Sol Nascente e Lago Azul. O órgão também determinou compensações na tarifa básica para os usuários afetados. As informações são do site abc+.
A cidade registrou 333 episódios de falta d'água entre janeiro e outubro de 2024, o que gerou críticas intensas. Em resposta, a Corsan explicou que os problemas foram causados por fortes chuvas e turbidez na água, que exigiram ajustes no tratamento. Para minimizar os impactos, a empresa utilizou caminhões-pipas e deslocou equipes técnicas.
A Corsan também está sendo cobrada por medidas para melhorar a comunicação de interrupções de abastecimento e a criação de um plano de resiliência para evitar futuros problemas. A compensação financeira para os consumidores é esperada até fevereiro.
Nota oficial da Corsan
"A Corsan acrescenta que, desde o dia 31 de novembro, quando fortes chuvas atingiram a região de Estância Velha, houve um aumento significativo na turbidez da água, o que exigiu ajustes nos processos e, consequentemente, mais tempo de tratamento. Em alguns momentos, foi necessário interromper as atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Bom, que abastece a cidade de Estância Velha, para corrigir a turbidez e deixar a água dentro dos parâmetros de potabilidade.No dia 3 de dezembro, a turbidez elevada afetou diretamente o abastecimento em Estância Velha, e, para garantir a qualidade da água distribuída, foi necessário realizar uma limpeza emergencial nos equipamentos da Estação de Tratamento de água (ETA), como em filtros e decantadores, além da necessidade de descarte da água armazenada nos reservatórios das cidades de Estância Velha e Campo Bom.
Como forma de minimizar os impactos desta adversidade à população, a Corsan disponibilizou caminhões-pipas para abastecer locais essenciais, como hospitais e casas de saúde, além de abastecer os reservatórios que fazem a distribuição da água. Também foram deslocadas equipes técnicas de cidades vizinhas para auxiliarem na retomada do sistema.
É importante destacar que a Companhia tem como prioridade a qualidade da água fornecida, monitorando todo o processo de tratamento. São realizadas cerca de 10 mil análises mensais para controle operacional, conforme os parâmetros estabelecidos pelos órgãos reguladores. Todos os equipamentos utilizados para o monitoramento dos parâmetros da água tratada são devidamente calibrados para garantir a confiabilidade dos resultados, seguindo os padrões estabelecidos por laboratórios certificados pela ISO 17.025."
COMENTÁRIOS